Ceará ultrapassa 42,9 mil conexões de geração própria de energia solar

16/11/22 | São Paulo

Reportagem publicada pelo Focus.jor

O Ceará ultrapassou 42,9 mil conexões de geração própria de energia solar em telhados e pequenos terrenos. A região possui 477,9 megawatts (MW) em operação nas residências, comércios, indústrias, propriedades rurais e prédios públicos.

Os dados são de recente mapeamento da Associação Brasileira de Energia Solar Fotovoltaica (ABSOLAR).

Desde 2012, a geração própria de energia solar já proporcionou ao Estado a atração de mais de R$ 2,5 bilhões em investimentos, geração de mais de 14,3 mil empregos e a arrecadação de mais de R$ 820,3 milhões aos cofres públicos.

Para Jonas Becker, coordenador estadual da ABSOLAR no Ceará, o avanço da energia solar no País é fundamental para o desenvolvimento social, econômico e ambiental do Brasil e ajuda a diversificar o suprimento de energia elétrica do País, reduzindo a pressão sobre os recursos hídricos e o risco da ocorrência de bandeira vermelha na conta de luz da população.

“O estado do Ceará é atualmente um importante centro de desenvolvimento da energia solar. A tecnologia fotovoltaica representa um enorme potencial de geração de emprego e renda, atração de investimentos privados e colaboração no combate às mudanças climáticas”, comenta.