Cemig investe em eficiência energética para os hospitais de Governador Valadares

11/01/21 | São Paulo

Diário do Rio Doce 

Com o objetivo de contribuir com as instituições que cuidam da saúde dos mineiros, principalmente em época de pandemia, a Cemig, por meio do Projeto Cemig nos Hospitais, está investindo na substituição de equipamentos mais eficientes para os hospitais públicos e filantrópicos de Minas Gerais. Em Governador Valadares, o Hospital Municipal recebeu duas secadoras de roupa e trocou mais de 2 mil pontos de iluminação por lâmpadas de LED. Já o Bom Samaritano substituiu uma secadora de roupa e mais de 1.700 pontos ganharam iluminação LED. Com essas melhorias, a Cemig está investindo R$ 387 mil nos hospitais da cidade.

As novas secadoras devem oferecer mais agilidade aos processos hospitalares e contribuir para a redução do consumo de energia, conforme afirma o engenheiro de eficiência energética da Cemig, Fernando Queiroz. “Esse modelo de secadora é desenvolvido com tecnologias capazes de evitar o superaquecimento, característica fundamental para a conservação das roupas e, principalmente, para a segurança dos profissionais da saúde”, explica.

Valadares chega a 455 mortes por Covid-19

Com a iniciativa, a Cemig busca contribuir para que os hospitais reduzam a parcela do orçamento destinada à conta de energia, ainda mais nesse momento em que cada recurso economizado tornou-se fundamental. Assim as instituições conseguem destinar mais investimentos para outras demandas, incluindo aquelas referentes ao combate da pandemia.

Programa de Eficiência Energética e saúde

As ações do Programa de Eficiência Energética em hospitais resultarão, ao longo do biênio 2019 e 2020, na substituição de 97 secadoras, 71 autoclaves e na modernização da iluminação de 73 hospitais. Além disso, o Programa prevê a implantação de focos cirúrgicos – lâmpadas utilizadas em procedimentos de alta complexidade – e de sistemas de geração fotovoltaica. Os recursos destinados ao atendimento dessa demanda devem ultrapassar R$ 40 milhões.