Cepel realiza novos estudos para eletrificação de isolados

08/09/20 | São Paulo

Canal Energia 

Iniciativa envolve avaliação de sistemas de GD com maior potência de módulos fotovoltaicos e menor tamanho do banco de baterias, com ganhos de rendimento e menor custo

Com a redução do preço de painéis fotovoltaicos no mercado, o Cepel tem se dedicado a novos estudos de Geração Distribuída e Eficiência Energética na área de eletrificação de residências isoladas, visando subsidiar a elaboração de projetos para assegurar as necessidades básicas de iluminação, comunicação e refrigeração de locais sem acesso às redes de distribuição de energia elétrica convencionais.

O pesquisador do Cepel, Leonardo Vieira, e atual gerente do Projeto Institucional, se dedica desde 2012 ao estudo de soluções para a Eletrobras na área de GD, em especial à eletrificação de comunidades isoladas, com pesquisas e ensaios em sistemas do tipo Geração de Energia Elétrica com Fonte Intermitente (SIGFI).

Desta vez a iniciativa envolve a avaliação de sistemas com maior potência de módulos fotovoltaicos e menor tamanho do banco de baterias em relação aos sistemas SIGFI 45, com os resultados preliminares das simulações computacionais indicando ganhos de rendimento e menor custo para o novo sistema, em testes de comparação feitos desde 2019.

Nos ensaios dos anos anteriores foram utilizadas baterias do tipo chumbo-ácida estacionárias, normalmente usadas no Brasil para sistemas fotovoltaicos isolados. “Nos testes atuais está sendo usado um novo conjunto de baterias, do tipo OPzS, que possuem maior vida útil e, portanto, tendem a ser mais indicadas em aplicações em áreas remotas”, complementa.

Apesar da previsão de que os novos ensaios sejam finalizados no final deste ano, Leonardo admite que o cronograma pode atrasar devido à pandemia. “Finda esta etapa, está em estudo ainda a realização de ensaios com baterias de lítio”, sinaliza, afirmando que só após o término de todos os testes é que a viabilidade técnica é comprovada e a sugestão de alteração na regulamentação vigente requerida.