Cerca de mil pontos estão sem energia elétrica há mais de 72 horas no Estado

02/03/22 | São Paulo

Reportagem publicada pelo Gaúcha ZH

Concessionárias consideram que há somente casos pontuais sem abastecimento

Os temporais do último domingo (28) ainda afetam pelo menos mil clientes das concessionárias de energia elétrica do Rio Grande do Sul pelo terceiro dia e muitos dos afetados não terão o problema resolvido ainda nesta terça-feira (2). A CEEE Equatorial informou que não serão elaborados mais boletins informativos relacionados às tempestades do final de semana.

A concessionária diz que a operação está normalizada e que somente casos isolados ainda estão em atendimento. O último boletim informava que 99,5% dos 181 mil pontos com energia interrompida durante o temporal do domingo já estavam com abastecimento normalizado.

Entre as pessoas que fazem parte do 0,5% estão Márcia Andrade, 49 anos, mora em Guaíba e conta que já enviou mais de 30 protocolos à companhia e não obteve retorno:

— Ironicamente, sou micro geradora de energia solar.

Clélia da Silva, moradora do bairro Linha Cavalhada de Mariana Pimentel, conta que ficou quase 72h sem luz em casa. Ela reclama que a comunidade onde mora está sem fornecimento de luz desde o domingo à tarde, quando houve forte tempestade no município.

— É muito descaso conosco, incomoda tanto a frequência como a duração da falta de energia por aqui. Liguei para todos os setores possíveis, incluindo a Aneel (Agência Nacional de Energia Elétrica), ouvidoria da CEEE Equatorial, entre outros.

A RGE informa que as ocorrências são pontuais, sem volume contabilizado de clientes desligados. No boletim da manhã desta quarta constavam 5,4 mil clientes com o fornecimento de luz interrompido. Segundo a concessionária, os problemas foram causados principalmente por galhos e objetos que caíram sobre fios e outros equipamentos.