Chesf anuncia investimento de R$ 90,8 milhões em planta híbrida na Bahia

19/10/20 | São Paulo

Reportagem publicada no Portal Solar 

Empreendimento será composto por sistema inteligente para controle e otimização da capacidade de produção do ativo conforme variáveis das fontes eólica e solar

A Companhia Hidrelétrica do São Francisco (Chesf) anunciou que irá investir R$ 90,8 milhões no desenvolvimento de uma planta híbrida para geração de energia eólica e solar, no Parque Eólico da companhia, em Casa Nova, na Bahia. O projeto vai combinar as fontes por meio de um sistema inteligente que adiciona a gestão de uso e armazenamento, potencializando o processo de produção.

Com simuladores em tempo real para otimização de desempenho e capacidade de produção qualificada, o sistema será apto à operação, manutenção estável e controle. Para o gerente da Assessoria de Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação (AEP) da empresa, José Bione, o projeto está baseado em previsão temporal de horas, dias e meses da incidência de ventos e da irradiação solar.

Bione também destaca que após a conclusão, o conjunto permitirá estudos efetivos de desempenho e armazenamento em períodos longos. Os resultados serão usados para melhoria de parques em construção e existentes com a transferência do conhecimento gerado para as equipes técnicas. “As tecnologias desenvolvidas serão constantemente testadas com ensaios, comissionamento e validação dos sistemas”, completou Bione.

Em janeiro deste ano, a Chesf abriu Chamada Pública de Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação para Minigeração Fotovoltaica com armazenamento de energia por baterias. Nesse caso, as baterias funcionarão como fonte autônoma de suprimento dos serviços auxiliares de subestações 230/500 kV.

O objetivo da empresa é obter inovações que apresentem soluções aos desafios tecnológicos e de mercado e que possibilitem a capacitação da empresa na busca de novos processos ou produtos. O Programa desenvolve-se mediante a execução de projetos com instituições de pesquisa e desenvolvimento e fabricantes.

Além dos projetos de pesquisa básica, pesquisa aplicada e desenvolvimento experimental, a Chesf visa principalmente o desenvolvimento de projetos nas fases de cabeça de série, lote pioneiro e inserção no mercado, explorando todo o potencial do investimento na busca da criação de valor para seu negócio e também para a sociedade, contribuindo na geração de novos negócios, na formação de empresas e consequentemente na criação de empregos.