Cidade do Japão desenvolve uso de neve para gerar energia elétrica 

25/11/22 | São Paulo

Reportagem publicada pelo Todas as Notícias

O sol e o vento são os dois fenômenos naturais mais frequentemente aproveitados para energia renovável, mas uma cidade no norte do Japão acredita que pode explorar um recurso negligenciado que tem em abundância: a neve.

Um teste de comprovação na cidade de Aomori começará no próximo mês e vai até março. A cidade realizará o teste em cooperação com a Forte, uma startup local de tecnologia da informação, juntamente com a Universidade de Eletrocomunicações de Tóquio.

O teste envolverá despejar a neve removida por arados da cidade em uma piscina localizada em uma escola fechada. A eletricidade será gerada usando o diferencial de temperatura entre a neve e o ar externo.

Os tubos de transferência de calor serão colocados na neve, a fonte de ar frio. O ar externo, entretanto, é aquecido pelo sol. Essa diferença de temperaturas é usada para criar uma corrente de convecção em um refrigerador dentro de uma turbina. A corrente de convecção gira a turbina para produzir eletricidade.

Koji Enoki, professor associado da Universidade de Eletrocomunicações, desenvolveu o sistema. Estima-se que este processo possa produzir eletricidade de forma tão eficiente quanto a energia solar.

Espera-se que a energia da neve seja gerada a custos baixos. Da mesma forma, o transportador marítimo japonês Mitsui O.S.K. Lines (MOL) planeja comercializar um sistema que gera eletricidade usando diferenças de temperatura entre as águas superficiais e as profundidades dos oceanos.

A MOL visa gerar energia a um custo de aproximadamente 20 ienes (14 centavos) por quilowatt-hora até o ano de 2025. Isso seria menor do que os custos da energia eólica offshore e energia térmica a óleo em 2030, conforme estimado pelo Ministério do Japão de Economia, Comércio e Indústria.

A energia da neve faz uso de diferenças de temperatura maiores do que a conversão de energia térmica oceânica, portanto, há potencial de que custe ainda menos para gerar eletricidade.

Há também planos para aproveitar o calor das fontes termais para produzir variações de temperatura ainda maiores. Existem muitos resorts de águas termais na região nordeste do Japão em áreas que recebem muita neve. Um deles é o Sukayu Onsen em Aomori.

“Quanto maiores as diferenças de temperatura, maior a eficiência da geração de energia”, disse Enoki.

Pousadas de fontes termais podem aproveitar a tecnologia como um apelo de marketing. As pousadas podem atrair novas demandas, como oficinas temáticas de redução de carbono.

“Estamos ansiosos para que isso leve a novos negócios”, disse um representante do escritório de apoio a novos negócios da Aomori.

A Aomori gasta dezenas de milhões de dólares todos os anos para remover a neve das estradas. A neve é normalmente despejada no oceano. Se a energia da neve se tornar viável, plantas grandes com espaço extra também poderão receber a neve removida. O calor produzido pelas fábricas poderia gerar eletricidade de forma eficiente através do sistema.

Durante o teste de comprovação, serão desenvolvidos sistemas de energia de neve separados para empresas e residências.

“Faremos isso para que o sistema possa chegar a clientes de lotes pequenos, assim como a geração de energia solar”, disse o presidente da Forte, Jun Kasai. A adoção ampla do gerador de energia para neve aliviaria os problemas de fornecimento durante o inverno.

Acredita-se que a energia da neve tenha menos impacto ambiental do que outras formas renováveis. A Kansai Electric Power cancelou os planos para um parque eólico em julho porque estaria localizado perto de um parque nacional. A energia solar produz painéis solares gastos que requerem descarte. No entanto, a neve derretida pode ser descartada como águas residuais comuns.

Kasai se inspirou para usar a neve para gerar energia depois de ouvir falar de uma startup europeia que usava areia para produzir eletricidade. Ele também disse que o novo sistema de eletricidade de neve pode fornecer uma solução para os países europeus que enfrentam uma crise de energia como resultado da guerra na Ucrânia.

“Eu procuro fornecer geração de energia de neve para regiões mais frias na Europa e em outros lugares como um método de geração de energia renovável de baixo custo de implementação”, disse Kasai.