Cidade Inteligente: Município investe em energia fotovoltaica

13/11/20 | São Paulo

Região dos Vales 

De forma a gerar economia ao município em longo prazo com gasto em energia elétrica, a Administração Municipal está instalando três usinas solares fotovoltaicas em prédios públicos. Uma está sendo colocada no Centro de Operações Encantado (Ceope) que irá atender o local e também Unidades de Saúde, outra no Centro Administrativo Municipal, e mais uma na Escola Municipal Mundo Encantado, que além de abastecer com energia elétrica o educandário irá redistribuir a energia para as outras cinco escolas municipais de ensino fundamental do município. O objetivo é gerar energia limpa e reduzir o custo mensal com energia elétrica.

A usina solar fotovoltaica (também chamada de parque solar ou central fotovoltaica) é um sistema de energia solar de grande porte projetado para a produção e distribuição de energia elétrica. A produção de energia da usina de energia solar vem dos painéis fotovoltaicos que convertem a energia do sol em energia elétrica. Esta iniciativa voltada à sustentabilidade é um dos pilares da cidade inteligente.

Com a instalação destes sistemas fotovoltaicos, é estimada a geração de 15.836 KW mensais, o que deverá representar uma economia mensal de aproximadamente R$ 15 mil aos cofres públicos. Este investimento em uma fonte de energia limpa possibilitará a inserção do município na lista seleta de cidades comprometidas com a preservação do meio ambiente e na aplicação de recursos de forma a possibilitar economia no uso da energia por muitos anos, ao passo que o sistema fotovoltaico tem vida útil estimada superior a 25 anos.