Cimams e estado capacitam sobre energia solar para prédios dos municípios

23/10/20 | São Paulo

Gazeta Norte Mineira 

Viabilizar o fornecimento de energia solar aos prédios públicos municipais. Este é o tema central do curso de capacitação que será oferecido aos gestores municipais, através do Projeto Estratégico Sol de Minas, que o Consórcio Intermunicipal Multifinalitário da Área Mineira da Sudene (Cimams) em parceria com Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico (Sede), Agência de Investimento e Promoção Comercial de Minas Gerais (INDI); Associação Brasileira de Energia Solar Fotovoltaica (ABSOLAR); Fundação Estadual do Meio Ambiente (FEAM) e o Banco do Nordeste (BNB), realizará nos dias 26 e 27/10, através da plataforma digital: via Google Meet/Hangouts.

Nesta capacitação, os participantes terão acesso a informações sobre a questão da geração distribuída: micro e minigeração, vantagens, tecnologias, custos, regulação, conexão à rede, compensação de energia elétrica, adesão ao sistema de compensação, processo de vistoria de empreendimentos, processo de licitação de empreendimentos, execução das obras, aspectos legais (leis, normas decretos), relação com a Aneel, tipos de sistema (off-grid e on-grid), cálculo de economia com empreendimentos solares, estudo de caso de gestores municipais que implantaram empreendimentos fotovoltaicos solares, payback de investimentos.

O evento é destinado a prefeito(as), chefes de gabinetes, secretários de Desenvolvimento Econômico e Infraestrutura/Obras e os gerentes municipais de Contratos e Convênios. De acordo com o Cimams, cada município poderá participar com até quatro participantes. A emissão do certificado somente será realizada após o preenchimento da avaliação do curso, que será encaminhada após o término do mesmo A capacitação de gestores municipais é no projeto estratégico “Sol de Minas – Energia Fotovoltaica” e o tema será “Geração distribuída, Sustentabilidade, Atração de investimentos e Financiamento da energia solar para os municípios”.