Claro inaugura usina FV e amplia produção de energia limpa no DF

07/05/21 | São Paulo

Reportagem publicada no Canal Solar

Com geração prevista de 6.540 MWh/ano, planta vai abastecer 110 unidades da operadora de telecomunicações

A Claro inaugurou uma usina solar fotovoltaica, no Distrito Federal (DF), com o objetivo de abastecer 110 unidades de sua empresa e ampliar a produção de energia limpa no Brasil. O empreendimento foi instalado em uma área de aproximadamente seis hectares e possui 11.880 módulos fotovoltaicos com potências de 325Wp e 330Wp, além de 25 inversores, capazes de gerar 6,54 GWh/ano.

A planta integra o programa “A Energia da Claro”, lançado em 2017, que prioriza o uso de fontes renováveis e ações de proteção ao meio ambiente em todas as operações e instalações da empresa no Brasil. Com a novidade, a Claro estima que vai evitar a emissão de 490 toneladas de CO2 na atmosfera.

A iniciativa já conta com usinas solares em outros estados, como Bahia, Goiás, Maranhão, Minas Gerais, Mato Grosso, Pará, Pernambuco, Piauí, Mato Grosso do Sul, Paraná, Santa Catarina e São Paulo, além de projetos em construção nas demais unidades federativas.

Este é o segundo projeto da EDP para a operadora no segmento de energia solar, já que em junho do ano passado, a empresa entregou para a Claro quatro usinas solares de geração distribuída em uma área de 5,8 hectares no município de Taubaté (SP).

O espaço tem capacidade instalada de mais de 4 MWp e garante o fornecimento de energia renovável para 516 unidades consumidoras da Claro no estado de São Paulo.