Clia: Apenas 2% dos portos têm conexões elétricas para navios

11/09/23 | São Paulo

Reportagem publicada pelo Modais em Foco

Recurso permite que navios de cruzeiro desliguem seus motores enquanto estiverem atracados

A Cruise Lines International Association (Clia) publicou o seu Relatório sobre Tecnologias e Práticas Ambientais na Indústria Global de Cruzeiros 2023, que mostra progressos concretos do setor na sua agenda ambiental e de sustentabilidade. O documento revela que as companhias de cruzeiro estão a fazer investimentos significativos para reduzir as emissões nas docas e no mar, tais como ligações eléctricas navio-terra, que permitem aos navios de cruzeiro desligar os seus motores para reduzir significativamente as emissões enquanto estão atracados no porto.

Neste sentido, o relatório indica que cada vez mais empresas de cruzeiro estão a diversificar as suas soluções energéticas, incorporando motores multicombustíveis, testando tecnologia de baterias de combustível, tecnologia eólica (incluindo velas de alta tecnologia), bem como soluções fotovoltaicas e armazenamento em baterias para economia de energia.

Capacidade elétrica portuária

A ligação à eletricidade no porto permite desligar os motores dos navios, reduzindo as emissões em até 98%, dependendo da combinação de fontes de energia. Em toda a frota pertencente às empresas de cruzeiros membros da Clia, 120 navios (46% do total e um aumento de 48% no número de navios com eletricidade terrestre [SSE] a partir de 2022) estão equipados para se conectar à eletricidade no porto, e 86% dos Os navios membros da Clia (representando 95% da capacidade global de passageiros) que entrarão em operação até 2028 possuem especificações para o sistema elétrico portuário.

No entanto, atualmente, 32 portos (contra 29 em 2022), representando menos de 2% dos portos mundiais, têm pelo menos um cais de cruzeiro com capacidade de atracação. Nesta linha, prevê-se que, até 2028, existam mais de 210 navios com capacidade elétrica em terra, além de outros navios que adotarão esta característica, o que representa um total de 72% dos navios e 74% de capacidade global de transporte de passageiros.

Em 2022, a Clia anunciou que as suas companhias de cruzeiro membros se comprometeram a que todos os navios que façam escala em portos capazes de fornecer energia em terra estarão equipados para utilizar SSE até 2035 ou poderão utilizar tecnologias alternativas de baixo carbono, conforme disponíveis, para reduzir as emissões nos portos.

No âmbito do programa verde Fit for 55 da UE, os principais portos europeus serão obrigados a ter energia nas docas até 2030, acelerando ainda mais os investimentos nas infraestruturas portuárias disponíveis naquela região.

Utilização de GNL

Dados da carteira de encomendas de 2023 revelam que há 44 novos navios de cruzeiro encomendados para os próximos cinco anos, o equivalente a um investimento de 62 mil milhões de dólares a partir de 2019. Desse total, 25 serão movidos a GNL e estarão prontos para utilizar metanol. na hora da entrega.

De acordo com o relatório de 2023, 48% dos novos navios serão projetados com motores e sistemas de abastecimento de GNL. Estes navios fazem parte de uma futura geração de navios capazes de funcionar com combustíveis renováveis, uma vez que os fornecedores possam oferecê-los em larga escala.