Cohab Solar avança e garante sustentabilidade ao utilizar energia limpa e renovável

15/06/22 | São Paulo

Reportagem publicada pela Prefeitura de Curitiba

Mais 23 unidades habitacionais equipadas com sistemas fotovoltaicos serão entregues em julho pela Companhia de Habitação Popular de Curitiba (Cohab). As moradias construídas na Vila Nina, no Fazendinha, fazem parte do projeto Cohab Solar e serão destinadas para famílias que viviam em área de risco no mesmo bairro.

“O futuro de Curitiba terá o sol por testemunha. De forma inteligente estamos utilizando essa energia dada por Deus, que não polui o ar nem queima petróleo. A energia solar veio para ficar, para ajudar nossa cidade a ser sustentável todos os dias”, destaca o prefeito Rafael Greca.

Com a entrega das casas da Vila Nina, chega a 51 o número de moradias com painéis fotovoltaicos, distribuídas ainda nos empreendimentos Moradias Faxinal, no Santa Cândida, e Moradias Maringá, no Cachoeira. Outras 459 unidades estão em processo de licitação para serem implantadas no Atuba, na CIC e no Tatuquara, além de 752 moradias licitadas do projeto Bairro Novo do Caximba.

A Prefeitura está realizando diversas ações referentes ao Mês do Meio Ambiente, comemorado em junho, como a distribuição de 10 mil mudas que fazem parte do desafio das 100 mil Árvores; ações de educação ambiental nas escolas; recolhimento de lixo eletrônico, passeio no Museu de História Natural entre outras, com o reforço da Família Folhas, em sua versão 2022.

O projeto Cohab Solar integra o programa Curitiba Mais Energia, que pretende popularizar o uso de energias renováveis para contribuir com as metas internacionais de enfrentamento do aquecimento global.

Compostos de vidro e silício, os painéis fotovoltaicos captam a radiação solar e enviam para um conversor que a transforma em energia elétrica para o uso doméstico, gerando economia de até 80% nas contas de luz das famílias atendidas. Além do benefício financeiro, as placas representam geração de energia sustentável e sem impacto ambiental.

“Algumas pessoas podem pensar que Curitiba não tem tantos dias ensolarados, todavia o equipamento funciona também em dias nublados, pois a radiação solar permanece presente”, esclarece a diretora técnica da Cohab, Melissa Kesikowski.

Parte da energia gerada é consumida instantaneamente, mas o excedente é injetado na rede da Copel. Esse excedente é então transformado em créditos para o consumidor, que tem até cinco anos para utilizá-los.

Além das moradias populares, outras três inciativas da Prefeitura já utilizam a energia solar para garantir economia aos cofres públicos, além de colaborar com o futuro do planeta: no Palácio 29 de Março, sede da Prefeitura de Curitiba; na Galeria das Quatro Estações, no Jardim Botânico; e no Salão de Atos do Parque Barigui.

Caximba

O projeto Bairro Novo do Caximba vai proporcionar 1.147 novas casas para a população local, todas equipadas com painéis fotovoltaicos do Cohab Solar. A primeira etapa de obra já foi licitada para a construção de 752 unidades habitacionais.

“Os projetos da Cohab têm um forte componente ambiental. Além do aproveitamento da energia solar, as ações de reassentamento liberam as margens dos rios degradadas para que sejam revitalizadas”, destaca o presidente da Cohab, José Lupion Neto.

Além da grande intervenção socioambiental que vai assegurar moradia digna e urbanização, no mesmo bairro será implantada a Pirâmide Solar do Caximba – uma usina solar onde fica o aterro sanitário desativado. Os trabalhos para dar início à instalação dos painéis já estão em andamento

Também serão licitados mais três sistemas fotovoltaicos para os telhados dos terminais de transporte coletivo do Santa Cândida, Boqueirão e Pinheirinho e futuramente a Prefeitura implantará painéis solares no telhado da Rodoferroviária.

“Curitiba continua com sua vocação de capital ecológica. Estamos alinhados aos conceitos internacionais para redução da emissão de carbono e mitigação das mudanças climáticas”, salienta o prefeito Rafael Greca.