Com energia solar, fábrica da BMW vai evitar emissão de 157 toneladas de CO2 por ano

14/02/22 | São Paulo

Reportagem publicada pelo Automotive Business

Montadora amplia quantidade de placas fotovoltaicas em planta de Araquari (SC) para gerar 600MWh de energia limpa

A fábrica da BMW Group em Araquari (SC) ampliou a capacidade de geração de energia solar para reduzir a emissão de gases do efeito estufa. Com mais de mil painéis instalados, a fábrica vai evitar a emissão de 157,2 toneladas de CO2 por ano.

Em fevereiro, foi concluída a primeira etapa da ampliação, que instalou 520 novas placas fotovoltaicas no prédio de montagem e carroceria, ocupando 2.543m². Ao todo, já são 1.082 painéis que vão gerar 600MWh de energia limpa por ano.

A instalação das placas começou a ser feita no fim de 2020 e deve continuar nos próximos anos, como parte da estratégia global do BMW Group de reduzir a emissão de CO2. Até 2030, a montadora pretende diminuir em 80% a emissão do poluentes na produção, por veículo.

Outras metas que estão na lista são: reduzir em 20% a geração de CO2 por carro na cadeia produtiva e em 50% na fase de uso.

Fontes renováveis

A fábrica de Araquari conta também com eletricidade proveniente de fontes renováveis e compensação do consumo quando a energia elétrica vem de outras fontes. Desde o início da produção, em 2016, a unidade catarinense reduziu em 33% o consumo de energia, em 41% o consumo de água e em 87% os resíduos para descarte.

Segundo nota divulgada à imprensa, toda a estrutura da BMW no Brasil, incluindo a fábrica de automóveis em Santa Catarina e a de motocicletas em Manaus, assim como os escritórios da marca em São Paulo, consomem eletricidade de fontes renováveis ou compensam a geração de CO2.