Com exibição movida a energia solar, projeto realiza sessões gratuitas de cinema nos bairros de Valéria e Cajazeiras, em Salvador

07/07/22 | São Paulo

Reportagem publicada pelo G1

Circuito Meta do CineSolar terá sessões de curtas-metragens brasileiros e do filme “Cine Holliúdy”; Veja programação

O projeto CineSolar chega à Bahia pela primeira vez e promove atividades culturais em Salvador. Com a proposta de cinema movido a energia solar, as sessões gratuitas acontecem no sábado (9), no Espaço Cultural Boca de Brasa – CEU Valéria, e no domingo (10), em Cajazeiras, a partir das 18h.

No evento serão exibidos curtas-metragens brasileiros e o filme “Cine Holliúdy”. Nas sessões, que têm entrada gratuita e distribuição de pipoca, o público pode conhecer a estação móvel instalada no próprio veículo que carrega todo o cinema e que tem outras atrações.

De acordo com os produtores, o CineSolar é o primeiro cinema itinerante do Brasil movido a energia solar. O projeto Funciona através de duas vans, batizadas de Tupã e Mahura, que foram grafitadas e adaptadas com as placas fotovoltaicas e o sistema de conversão de energia e armazenamento, com 20 horas de autonomia. Cada veículo também carrega 110 cadeiras e banquetas para o público e todo o sistema de som e projeção para o cinema.

Além do cinema, o espaço funciona como uma estação móvel de ciências, arte, tecnologia, sustentabilidade e cultura de paz. Há uma sala de aula onde o público é convidado a entender, de maneira descontraída e divertida, como a luz do sol se transforma em energia elétrica.

O projeto viaja por várias regiões do país para realizar sessões gratuitas de cinema, com o objetivo de democratizar o acesso às produções audiovisuais, principalmente nacionais, além de promover ações e práticas sustentáveis, e difundir a tecnologia da geração de energia fotovoltaica.

O Circuito Meta segue até o final do ano com 94 sessões, em 40 municípios de 12 estados brasileiros.