Com ideia de Salvaro, Criciúma terá usina solar para geração de energia em todas as escolas municipais

10/07/23 | São Paulo

Publicado no Portal Engeplus

Uma usina solar será criada no Parque dos Imigrantes, no distrito do Rio Maina

A Prefeitura de Criciúma tem em fase de desenvolvimento um projeto para a implantação de Geração Distribuída através da utilização de energia solar fotovoltaica em todas as escolas municipais. O objetivo é que, até o final do ano, a usina solar esteja instalada no Parque dos Imigrantes, no distrito do Rio Maina.

A futura usina solar fotovoltaica, com otimização de potência para atender as 63 escolas municipais, trará economia e benefícios ambientais. “Estamos na fase do desenvolvimento do projeto, que foi terceirizado com o Iparque (Parque Científico e Tecnológico) da Universidade do Extremo Sul Catarinense (Unesc). Após a instalação, que deve ocorrer ainda neste ano, serão 36 meses para amortização, ou seja, teremos a redução do valor total do investimento. As contas de energia das escolas municipais serão zeradas e o investimento será pago. São gastos cerca de R$ 100 mil por mês com energia nas escolas municipais”, explica o secretário de Educação de Criciúma, Celito Cardoso em entrevista ao Portal Engeplus

Conforme Cardoso, a ideia do projeto é do prefeito Clésio Salvaro . “Foi o prefeito quem pensou no projeto e visou a melhoria nas escolas e na economia para o município. Não sei em que momento ele pensou nesta ideia, porém ele trouxe o projeto para ser desenvolvido”, comenta.

Com a economia do projeto, o governo municipal poderá investir ainda mais em educação. “Todo mês teremos um valor para poder investir na educação e também em outras áreas de Criciúma. Realmente, é muito importante termos um prefeito visionário, pois assim ele ajuda a cidade e a população”, destaca Cardoso.

Faltam 60 dias para que o projeto fique pronto. “Após o projeto ser entregue, teremos que iniciar a licitação das placas solares. Ainda não sabemos quanto custará ao todo”, admite o gestor. As placas serão instaladas em uma área pertencente ao Parque dos Imigrantes. “Será um hectare de terra utilizado para a instalação das placas”, acrescenta.

De acordo com o engenheiro eletricista, Leandro Gonçalves Costa , a rede elétrica nas escolas não será modificada. “A energia excedente gerada pela usina fotovoltaica será injetada na rede da concessionária local, gerando um crédito, o qual será compensado nas faturas de energia elétrica das unidades consumidoras das escolas. Fica tudo fisicamente como está”, garante.

O que é energia fotovoltaica?

A energia fotovoltaica utiliza a radiação emitida pelo sol para gerar energia elétrica. Após a instalação das usinas, mais de 5 mil toneladas de CO2eq (equivalente de dióxido de carbono) devem deixar de ser emitidas para a atmosfera.