Com uso de energia solar, hospital de Itapetininga deve economizar 50 mil reais por mês

20/02/24 | São Paulo

Reportagem publicada na TV Sorocaba SBT

Uma atitude sustentável vai permitir a economia de mais de 50 mil reais por mês ao Hospital Léo Orsi Bernardes, em Itapetininga.

Com a instalação de placas solares, a instituição vai conseguir reverter esse valor para insumos hospitalares e outras necessidades.

800 placas fotovoltaicas instaladas

Essa é a primeira fase de implantação de um projeto no Hospital dr. Léo Orsi Bernardes, que vai gerar economia de 56 mil reais por mês na conta de energia elétrica. E isso é só o começo. A ideia é chegar a uma economia de 75% na conta de luz. Caso seja necessário, haverá uma segunda fase prevista para instalação de mais 600 placas. O objetivo é usar 100% da energia solar.

Quando o projeto estiver 100 por cento instalado e funcionando, a conta de luz vai cair de 100 mil para apenas 25 mil reais. E pelo tamanho da economia o retorno de investimento será muito rápido. Com 100% de atendimento pelo Sistema Único de Saúde, a unidade de saúde é referência em casos de alta complexidade. Em 2023, quase 190 mil pessoas de 13 municípios da região foram atendidas no HLOB.