Com uso de painéis solares, fazendas de produção leiteira em Minas reduzem à metade gastos com energia

09/08/21 | São Paulo

Reportagem publicada no Biomassa Bioenergia

A energia solar chegou ao campo e ajuda a reduzir custos e otimizar a produção leiteira com mais sustentabilidade. Em Lagoa da Prata, Minas Gerais, o Grupo Ponte Alta instalou 330 painéis com potência de 340W e 1 inversor de 75kWppainéis fotovoltaicos da Renovigi, empresa líder no segmento no país. O Grupo já percebe a redução de custos nas três fazendas, onde 800 vacas produzem 27 mil litros de leite por dia. Por mês, são 810 mil litros, que abastecem o Laticínios Embaré, o quarto maior do Brasil em produção.

As fazendas são de origem familiar. A história começou na década de 50, com o casal Paulo Rodrigues e Rosa Nunes, que juntos criaram 10 filhos. Destes, os irmãos Sérgio, Marcos e Ricardo deram sequência aos negócios, que já alcançam três gerações. Ao todo são 258 hectares que circundam as águas do Lago Furnas e empregam 40 funcionários. Para os próximos anos, o grupo prevê chegar próximo de 1.000 vacas e atingir 3.5000 litros de leite por dia, tendo a energia solar como propulsora do segmento.

Antes, o gasto com energia elétrica das fazendas era de aproximadamente R? 22 mil por mês. Com a energia solar, o custo baixou para metade. O investimento de R? 300 mil reais para a aquisição do sistema foi facilitado pela modalidade de financiamento junto ao banco Sicoob de Formiga (MG).

“Ficamos uns dois anos até instalar, e agora nos apaixonamos pelo sistema. A energia solar não tem volta, é boa para o bolso e para a natureza,” reconhece Douglas Nunes, do Grupo Ponte Alta.

O projeto fotovoltaico da Fazenda Ponte Alta possui um diferencial: é totalmente personalizado, com os painéis formando as iniciais SRN (Sérgio Rodrigues Nunes), em homenagem ao patriarca da família proprietária. A instalação foi feita pela Eletrovan, empresa credenciada da Renovigi em Minas Gerais.

“Entendemos que o agronegócio é o coração que bombeia sangue para o país. Um grande exemplo foi a pandemia, pois a agricultura segurou a economia e evitou mais prejuízos”, afirma Alex Vidal, diretor da Eletrovan.

Joice Teixeira, gerente comercial da Eletrovan, confirma que o setor do agronegócio registra crescimento de demanda:”O agro é o setor que mais se mostrapromissor. A energia solar é abundante e acessível, seja em propriedades como essa ou em outras de pequenos agricultores que têm sua produção em menor escala,” avalia.