Com vendas em alta, empresa de energia solar atribui crescimento à procura por imóveis mais rentáveis

07/06/22 | São Paulo

Reportagem publicada pelo G1

Empresa de Cerquilho (SP) relatou crescimento de 700% no último ano. Para o CEO, moradores optam pela energia fotovoltaica em busca de sustentabilidade, economia na conta de luz e valorização do imóvel.

Uma empresa de energia solar em Cerquilho, no interior de São Paulo, contou ao g1 que registrou um aumento de 700% nas vendas no último ano. E para os diretores, além da busca pela sustentabilidade e economia na conta de luz, esse crescimento está diretamente relacionado à procura dos consumidores por imóveis mais rentáveis.

Segundo o CEO da empresa, Marcos Tavares, um sistema de energia fotovoltaica agrega até 20% no valor do imóvel, ao mesmo tempo em que diminui as despesas para quem o ocupa.

“A gente tem uma demanda grande de pessoas que têm casas de aluguel e já alugam com a energia inclusa. Aí ela coloca um percentual em cima da energia e tem duas formas de ganho. E o cliente paga menos do que pagaria para a concessionária”, explica.

De acordo com o diretor, a energia solar é mais econômica à medida que o sistema instalado gera praticamente toda a energia consumida. Ele explicou que, dessa forma, o cliente terá um gasto inicial alto para instalar o sistema, mas depois pode ter uma economia de até 90% na conta de luz, reembolsando o valor investido em aproximadamente três anos.

“A gente coloca módulos fotovoltaicos no telhado. Eles captam a energia do sol e são transformados em energia corrente quando passam por um inversor, então a residência é abastecida com energia gerada”, relata Marcos.

O diretor explicou ainda que os módulos colocados no telhado costumam chamar bastante atenção e atraem os consumidores por motivos estéticos.

Fora isso, para o CEO, o aumento da consciência ambiental da população também explica o crescimento da procura por energia fotovoltaica no interior de São Paulo.

“Atualmente, a nossa maior demanda energética vem de aquíferos, das hidrelétricas, e já está previsto que, se não diminuirmos esse tipo de geração, podemos ficar sem água”, explica o diretor.

Expansão

De acordo com Marcos, graças ao aumento das vendas, a empresa em Cerquilho, que começou em 2016 com quatro pessoas, conta atualmente com 65 funcionários.

Ele explicou que, além de instalar os sistemas para os clientes, a empresa também virou uma distribuidora e passou a vender os kits de instalação para outros empreendedores que estão entrando no mercado.

“A gente percebeu que as pessoas começaram a ver a energia solar como uma real necessidade, principalmente quando as contas de energia subiram. As pessoas quase duplicaram o consumo e isso afeta no orçamento da casa, então gerar a própria energia é a melhor solução”, completa Marcos.