Começam as instalações para utilização de energia solar na Santa Casa de Pompeia

23/07/21 | São Paulo

Reportagem publicada no Portal NC

Já está em fase final de instalação o novo sistema de captação de energia solar que será utilizado na Santa Casa de Pompeia dentro do Programa de Eficiência Energética, criado pela Lei nº 9991/00, através da Companhia Paulista de Força e Luz (CPFL). “Será uma economia na ordem de R$ 10 mil mensais que poderemos investir em outras áreas que estão necessitadas”, festejou o provedor do hospital pompeiano, Alair Mendes Fragoso, que considera importante para o hospital este tipo de equipamento. “A utilização da energia elétrica é fundamental para um hospital, em razão dos vários equipamentos existentes e do atendimento público 24 horas”, argumentou ao destacar que o objetivo deste programa é o de promover o uso eficiente da energia elétrica em todos os setores da economia por meio de projetos que demonstrem a importância e a viabilidade econômica de melhoria da eficiência energética de equipamentos, processos e usos finais de energia.

No ano passado o hospital de Pompeia foi inscrito no programa e teve a proposta aprovada. Auditorias foram realizadas e um projeto foi elaborado, dentro do que determina a lei que oferece a oportunidade para que as empresas concessionárias de distribuição, apliquem anualmente um porcentual mínimo definido da Receita Operacional Líquida (ROL), na realização de projetos de Eficiência Energética. “Neste caso fomos beneficiados com um projeto sustentável”, festejou o provedor hospitalar feliz com a realização da obra que promete entrar em funcionamento em breve.

De acordo com Alair Mendes Fragoso não se trata apenas da instalação das placas, num total de 65 delas, que ficarão em local estratégico dentre os prédios do hospital. “Houve um estudo de toda a instalação elétrica, bem como as lâmpadas LED a serem utilizadas a partir de agora o que ajudará muito no conforto dos pacientes e no trabalho dos funcionários”, disse animado o dirigente hospitalar que já começa a estudar com a diretoria para onde será utilizado o valor a ser economizado com o pagamento da energia elétrica com este novo sistema que conta com geradores, monitores, inversores, placas e demais acessórios para a instalação de uma mine usina fotovoltaica dentro do próprio hospital. “Um grande investimento que causará um impacto positivo muito grande na Santa Casa e que será perceptível a todos”, falou agradecido pela aprovação do projeto e pela iniciativa da companhia energética.

Na instalação de todos os equipamentos tanto diretores quanto funcionários passaram a compreender melhor a diferença entre energia solar e energia fotovoltaica. “A diferença entre as duas tecnologias fica evidente pelo próprio nome de cada uma delas”, disse o provedor. “Enquanto a energia solar térmica é destinada ao aquecimento, a energia solar fotovoltaica gera eletricidade”, falou. “A energia solar fotovoltaica é a energia elétrica produzida a partir do calor e da luz solar”, completou a explicação. “Quanto maior a radiação solar nas placas solares, maior será a quantidade de energia elétrica produzida”, disse ao justificar o fato das placas solares ficarem no telhado. “A energia fotovoltaica é hoje a fonte de energia limpa que mais cresce no mundo, e pode ser diretamente convertida em energia elétrica”, comentou o provedor. “Ela usa materiais semicondutores como o silício cristalino para converter a energia luminosa em energia fotovoltaica, a chamada energia solar elétrica”, disse ao se informar a respeito.