10/10/17 | São Paulo
A Comissão de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável realiza audiência pública hoje para debater a matriz energética nacional e as perspectivas futuras.
O deputado Nilto Tatto (PT-SP) solicitou o debate. “O Brasil possui a matriz energética mais renovável do mundo industrializado com 45,3% de sua produção proveniente de fontes como recursos hídricos, biomassa e etanol, além das energias eólica e solar”, afirmou Tatto, ao lembrar que, para o período 2008-2017, o País indica aportes públicos e privados da ordem de R$ 352 bilhões para a ampliação do parque energético nacional.
Após o encontro de Paris, o Brasil comprometeu-se a reduzir gradativamente as emissões de gases de efeito estufa. “Para dar consecução a estas metas o País se compromete a aumentar a participação de bioenergia sustentável na sua matriz energética para aproximadamente 18% até 2030, restaurar e reflorestar 12 milhões de hectares de florestas, bem como alcançar uma participação estimada de 45% de energias renováveis na composição da matriz energética em 2030”, destacou o deputado.
Para o debate foram convidados:
– o diretor de Relacionamento com a Sociedade do Instituto Escolhas, Sérgio Leitão;
– o membro do Painel Intergovernamental de Mudanças Climáticas (IPCC) Luiz Pinguelli Rosa;
– o diretor técnico da Associação Brasileira de Energia Eólica (Abeeolica), Sandro Yamamoto;
– o presidente do Conselho Administrativo da Associação Brasileira dos Produtores Independentes de Energia Elétrica (Apine), Guilherme Jorge Velho;
– e o presidente executivo da Associação Brasileira de Energia Solar Fotovoltaica (ABSOLAR), Rodrigo Lopes Sauaia.
O encontro está marcado para as 14 horas, no plenário 11.