Comissão pede investimentos em energia fotovoltaica

21/10/20 | São Paulo

Assembléia Legislativa do Estado de Minas Gerais 

Requerimentos aprovados nesta terça-feira são voltados sobretudo para as Regiões Norte, Noroeste e Jequitinhonha/Mucuri.

Uma série de providências envolvendo serviços para municípios da porção mais ao Norte do Estado, especialmente os relacionados ao uso da energia fotovoltaica, foi requerida pela Comissão Extraordinária das Energias Renováveis e dos Recursos Hídricos.

Na sua reunião desta terça-feira (20/10/20), essa comissão da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG) aprovou diversos requerimentos com esse teor, todos de autoria do presidente, deputado Gil Pereira (PSD).

Hospitais – À Cemig, foi solicitado que sejam implantadas placas de energia fotovoltaica, dentro do programa Eficiência Energética, em hospitais nos seguintes municípios do Norte de Minas: Montes Claros, Januária, Bocaiúva, Pirapora, Janaúba, Monte Azul, Grão Mogol, São João do Paraiso, Taiobeiras e Brasília de Minas.

Também à concessionária mineira foi pedida a redução do prazo, atualmente de 120 dias, para aumento de cargas em transformadores de energia elétrica.

Ao presidente da Cemig foi encaminhado pedido de informações sobre as subestações de energia planejadas e em implantação nas Regiões Norte, Noroeste, Jequitinhonha e Mucuri, especificando ainda a previsão dessas obras.

Poços artesianos – Será também encaminhado um pedido de providências à Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf) e ao Instituto de Desenvolvimento do Norte e Nordeste de Minas Gerais (Idene). A comissão solicita a perfuração de poços artesianos em várias comunidades do município de Mirabela (Norte).