Como a energia solar fotovoltaica pode nos ajudar a preservar o nosso lar

28/09/22 | São Paulo

Campanha do Conselho Solar Global – Global Solar Council (GSC):

Capacitando as pessoas a se juntarem à corrida Net-Zero com a energia solar fotovoltaica

CAPÍTULO 4 – Benefícios para o planeta

Com o objetivo de proteger a vida no planeta Terra, precisamos cumprir o compromisso “net-zero” até 2050, o que significa reduzir as emissões de gases de efeito estufa para o índice mais próximo possível de zero, com quaisquer emissões remanescentes reabsorvidas da atmosfera, por oceanos e florestas, por exemplo. Além de ter um sistema “net-zero” de emissões daqui a 28 anos, também precisamos garantir que haverá suprimentos de energia acessíveis e estáveis ​​para todas as pessoas, capaz de suportar um crescimento econômico significativo.

O uso de energia será completamente diferente em 2050. Por um lado, a demanda energética global deve ser aproximadamente 8% menor do que é hoje, porém atendendo a uma economia duas vezes maior, com uma população estimada de quase 10 bilhões de pessoas. Uma sociedade tão grande exige que a geração de eletricidade venha de fontes renováveis. A solar fotovoltaica e a eólica deverão representar cerca de 70% da energia gerada no mundo até meados do século. Já os combustíveis fósseis precisam ser reduzidos da oferta total de energia atual de 80% para 20% até 2050.

Portanto, a alteração da matriz energética mundial pode amenizar os piores efeitos climáticos, além de contribuir para melhorar nosso bem-estar por meio de um ecossistema mais saudável. Continue lendo para saber mais benefícios que a energia solar traz para o nosso lar:

Reduzindo as emissões de aquecimento do planeta

A estratégia de descarbonização depende fortemente da geração de energia solar devido à abundância da fonte, confiabilidade da tecnologia e baixos custos. À medida em que as pessoas se beneficiam desta fonte, elas também contribuem para a meta coletiva de redução das emissões de carbono, contribuindo para a melhoria da qualidade do ar. Além disso, a energia produzida por meio da geração distribuída também pode gerar boa economia aos seus consumidores, como o exposto em nossos capítulos anteriores.

Para maior clareza, apresentamos a quantidade de emissões de CO2 que a energia solar fotovoltaica pode reduzir anualmente nos seguintes empreendimentos:

  • Hotel ou escritório: cinco a dez toneladas
  • Um centro logístico: 50 toneladas
  • Uma planta industrial ou grande concessionária de carros: mais de cem toneladas

Deixando de lado os riscos para a saúde pública

A queima de combustíveis fósseis como carvão, petróleo e gás natural contribui para o aquecimento global, gerando poluentes que podem causar vários efeitos adversos à saúde pública, como doenças respiratórias, ataques cardíacos, derrames e asma.

Pesquisas mostraram que a exposição a partículas finas da queima de combustíveis fósseis foi responsável por cerca de 8,7 milhões de mortes no mundo em 2018. Esse é aproximadamente o mesmo número de pessoas que vivem na cidade de Nova York ou Londres. Os combustíveis fósseis não estão apenas aquecendo o planeta, mas também matam mais pessoas por ano do que doenças como HIV, tuberculose e malária juntas.

A maioria dessas mortes ocorreu em países onde o uso de combustíveis fósseis era alto, como China e Índia. O uso da energia solar reduz e elimina essas emissões de carbono. Isso significará muito menos mortes e um ambiente mais habitável para pessoas com problemas respiratórios. A energia solar não libera poluentes nocivos no ar e na água, como os combustíveis fósseis.

Nos Estados Unidos, estima-se que essa fonte pode evitar US$ 167 bilhões em danos ambientais e salvar mais de 25.000 vidas ao conter os efeitos da poluição do ar. Além disso, há uma estimativa de que uma casa em Nova York que use fonte renovável, como módulos fotovoltaicos, eliminará a necessidade de queimar mais de 2 toneladas de carvão.

Diante de uma crise climática, uma das melhores escolhas que as pessoas podem fazer é investir em energia solar. Leia os outros capítulos para saber mais sobre os benefícios da energia solar fotovoltaica.