Como fixar painéis solares no telhado colonial?

01/04/22 | São Paulo

Reportagem publicada pelo Cana Solar

Existem métodos de fixação adequados para cada tipo de telhado. Os consumidores brasileiros possuem diversas dúvidas ao decidir investir em uma instalação fotovoltaica

Entre elas, se destacam: “A instalação do sistema fotovoltaico vai danificar o telhado? As telhas serão quebradas? Vou sofrer com vazamentos de água e goteiras depois da instalação?

Felizmente, existem no mercado de energia solar fotovoltaica vários métodos de fixação adequados para cada tipo de telhado, que têm como objetivo evitar que estes problemas venham a causar danos e preocupação aos consumidores.

Neste artigo, vamos falar sobre os tradicionais telhados coloniais, que usam telhas cerâmicas de formato abaulado, muito comuns nas residências brasileiras.

Nos telhados com telhas cerâmicas do tipo colonial é possível fazer a instalação dos módulos fotovoltaicos pelo sistema de gancho. As telhas são levantadas nos locais onde os ganchos devem ser instalados e depois são recolocadas no mesmo lugar.

O gancho, que deve ser preso à estrutura do telhado (geralmente de madeira), contorna a borda da telha e fornece o ponto de fixação para o perfil de alumínio sobre o qual o módulo fotovoltaico será instalado, como mostram as figuras a seguir.

A instalação do gancho é muito prática e não causa problemas com relação a vazamentos. Legenda: Fixação do suporte com gancho à estrutura do telhado. O método pode ser empregado em telhas cerâmicas do tipo colonial.