Como o Covid-19 está afetando o setor fotovoltaico brasileiro

30/03/20 | São Paulo

O Petróleo 

Consultoria brasileira A Greener pesquisou empresas de energia solar no Brasil para avaliar o impacto da pandemia de Covid-19 no setor fotovoltaico.

A empresa conversou com 541 empresas, com 75% delas representadas por integradores de sistemas. “Analisando os dados de todos os segmentos, notamos que boa parte do setor já sente os impactos da crise atual”, afirmou Greener.

Aumento de custos

De acordo com os dados coletados, 71% das empresas pesquisadas já perderam pedidos, por retirada ou adiamento, enquanto outros 85% já observaram uma redução na demanda do sistema fotovoltaico. Cerca de 70% das empresas agora têm seus funcionários trabalhando em casa.

Greener relata que 50% das empresas já foram afetadas por um aumento nos custos do sistema fotovoltaico, devido à queda da moeda brasileira nas últimas semanas. Cerca de 49,2% dos entrevistados disseram estar preocupados com o aumento dos preços do sistema fotovoltaico.

Outras preocupações são questões logísticas (23,5%), disponibilidade de sistemas fotovoltaicos no mercado (17,2%), problemas de conexão à rede (11,8%), alimentação de módulos fotovoltaicos (10,5%) e alimentação de inversores (8,5%), com série de questões menores que representam a porcentagem restante.

Quanto ao segmento de grande escala, Greener relata que cerca de 60% dos investidores e desenvolvedores foram afetados por um aumento no custo do equipamento. “Por outro lado, a natureza dos contratos de fornecimento de energia para grande parte dos projetos de larga escala prevê um horizonte de implementação de médio e longo prazo, o que traz maior flexibilidade, permitindo que as despesas mais importantes sejam feitas em condições de mercado mais favoráveis” disse a consultoria.

Conselhos-chave

Greener também forneceu uma série de sugestões sobre como lidar com as difíceis condições de mercado criadas pela pandemia de Covid-19. “Apesar dos impactos que essa crise sem precedentes pode trazer para toda a sociedade, enfatizamos a importância de as empresas agirem racionalmente neste momento de incerteza”, alertou.

A lista de recomendações inclui:

Garanta a segurança e a saúde da equipe e siga as recomendações das autoridades Identifique os principais riscos e busque alternativas para mitigá-los Mapeie os custos fixos e variáveis da sua empresa e procure otimizar despesas Negociar termos e condições de pagamento Verifique se os fornecedores estão enfrentando problemas relacionados a pandemia de qualquer tipo Fortaleça sua marca e incentive a inovação na maneira de se comunicar Fortaleça sua equipe no período pós-crise e invista em treinamento Trabalhe remotamente quando possível e garanta que os funcionários sigam rigorosamente os conselhos de higiene e saúde Funcionários em quarentena que podem estar infectados.