Complexo Fotovoltaico Caraúbas será tema de Audiência Pública nos municípios de Caraúbas e Upanema

14/10/21 | São Paulo

Reportagem publicada pelo Diário Político

A população de Caraúbas e Upanema, no Oeste do RN, receberá Audiência Pública Remota no próximo dia 15 de outubro para apresentação e discussão do Estudo de Impacto Ambiental (EIA) e respectivo Relatório de Impacto Ambiental (RIMA), referente à viabilidade ambiental para implantação da Usina Solar Fotovoltaica Caraúbas, a ser implantada em área situada entre os dois municípios.

A audiência será conduzida pelo Instituto de Desenvolvimento Sustentável e Meio Ambiente (IDEMA), a partir das 9h15min, de forma remota através da plataforma virtual Zoom, mediante acesso e com transmissão on-line no canal IDEMA Socioambiental. Em Caraúbas e Upanema haverão pontos de apoio para transmissão da audiência, com estrutura de telão e internet gratuita, onde a comunidade local pode participar diretamente.

No município de Caraúbas, a audiência será transmitida no auditório da Câmara Municipal (Pr. São Sebastião, 452, Centro) e no Assentamento Petrolina (Capela de Santa Luzia). Em Upanema será na Câmara Municipal (Rua João Francisco, 112, Centro) e na comunidade Miranda (Escola Mun. Francisco de Souza Jr).

O evento tem a finalidade de expor aos interessados e populações impactadas o conteúdo do estudo ambiental e esclarecer dúvidas, conforme Resolução do Conselho Nacional do Meio Ambiente (Conama) nº 01/86 e 09/87, bem como a resolução do Conama nº 494/2020.

O Complexo Fotovoltaico Caraúbas tem a capacidade instalada de 151,86 MW em uma área de 283,09 ha, a ser composto por três Usina Fotovoltaicas, denominadas UFV Caraúbas I, UFV Caraúbas II e UFV Caraúbas III de interesse da Verde Gerações de Energias Ltda., através do Processo nº 2021-166415/TEC/LP-0161.