Comunidade isolada no Acre torna-se autossuficiente com solar FV

31/03/22 | São Paulo

Reportagem publicada pelo FotoVolt

Projeto de P&D e PEE Aneel da Energisa, executado pela Alsol, contempla miniusina de 325 kWp, baterias e backup com geradores a biodiesel

Uma comunidade afastada na região amazônica, a Vila Restauração, a cerca de 60 quilômetros do município de Marechal Thaumaturgo, no Acre, na fronteira com o Peru, está desde o fim de 2021 sendo suprida de energia solar fotovoltaica de forma ininterrupta. Isso foi possível por conta de projeto de P&D – Pesquisa e Desenvolvimento e de PEE – Eficiência Energética no âmbito da Aneel, com recursos da Energisa, e que foi executado por uma empresa do grupo, a Alsol Energias Renováveis.

O projeto, em implementação a partir do fim de 2019, envolveu instalação de uma microrrede com miniusina solar FV de 325 kWp, com 580 módulos solares fotovoltaicos e sistema de armazenamento de energia em baterias com capacidade de 829 kWh. Além disso, foi instalado sistema de backup com dois geradores movidos a biodiesel, que operam durante semanas chuvosas e de pouca irradiação solar. A energia também possibilitou que fosse instalada uma torre para transmissão de sinal de telefonia celular, em cooperação com a operadora Tim.

Antes do projeto, a comunidade localizada na Reserva Extrativista do Alto Juruá, com 200 famílias ribeirinhas, contava com apenas três horas de energia por dia, suprida por um gerador que consumia 1700 litros de diesel por mês. Além das poucas horas de energia diárias, o sistema muitas vezes ficava parado, por problemas técnicos ou para manutenção.

O investimento na microrrede na Vila Restauração foi de R$ 20 milhões. Além da solução de energia, foram doados equipamentos de consumo eficiente para a população do local, como refrigeradores, freezers e lâmpadas com a tecnologia LED. A intenção com o projeto de P&D e PEE Aneel é, após consolidados os resultados, servir de experiência para ser replicado em outras áreas remotas do país, sobretudo na Região Amazônica.