Consumo de energia aumenta 2,9% em setembro, afirma CCEE

09/10/20 | São Paulo

Canal Energia 

Setores de saneamento, comércio e bebidas apresentaram as maiores altas na comparação com mesmo período do ano passado

O consumo de energia elétrica no Brasil durante setembro subiu 2,9% em relação ao mesmo período do ano passado, mostrando retomada na demanda à medida que ocorre o retorno gradual das atividades econômicas do país, afirma o boletim InfoMercado Quinzenal da Câmara de Comercialização de Energia Elétrica – CCEE.

No mercado regulado o aumento foi de apenas 0,5%. Seria de 2,7% no cenário em que não são contabilizadas as migrações de consumidores para o ambiente de contratação livre, que por sua vez cresceu 8,4% na mesma base de comparação. Ao expurgar o impacto da migração, o crescimento seria menor, de 3,5%.

O levantamento também indica que a maioria dos segmentos apresentou altas no consumo, com as maiores taxas acontecendo em saneamento, com 29,4%, comércio, 21,3% e bebidas, com 14,7%, ainda que parte desse aumento esteja diretamente vinculada à migração para o mercado livre.

Geração – Na geração o estudo identificou elevação de 3,4% na comparação de setembro com o mesmo mês do ano passado, com destaque para o acréscimo de 16,8% na produção das hidrelétricas, 21,3% nas fotovoltaicas e 11,1% nas eólicas.

Já as térmicas registraram queda de 36,2%, com retração generalizada para todos os tipos de insumos, com os bicombustíveis a gás e a óleo liderando em 70,8%, seguido por carvão mineral, com 72,1% e gás, 56,9%.