Consumo de energia elétrica sobe 1,4% no Brasil em janeiro, indica CCEE

09/02/21 | São Paulo

RBR Notícias 

O consumo de energia elétrica subiu 1,4% no Brasil em janeiro, em relação ao mesmo período do ano passado. O resultado foi impulsionado pelo mercado livre de energia (ACL), que registrou alta de 9,1% na base anual de demanda. No mercado regulado (ACR), das distribuidoras, o consumiu caiu 1,9%.

Os dados foram divulgados pela Câmara de Comercialização de Energia Elétrica (CCEE). A CCEE atribui o movimento à migração de consumidores do mercado regulado para o mercado livre.

Entre as atividades com maior crescimento no consumo de energia estão extração de minerais metálicos (+16,6%), têxteis (+12,1%), minerais não-metálicos (+10,7%) e metalurgia e produtos de metal (+6,9%). a tendência oposta estão os segmentos de transportes, com queda de -6,8% no consumo e serviços, que registrou diminuição de -9,6%.

Por outro lado, houve alta também na geração de energia, de 1,9%. O destaque é para a produção de usinas eólicas, cuja produção aumentou 98,6%. A principal explicação é a ampliação da capacidade instalada da fonte dentro de um ano, e pelo cenário meteorológico em relação a janeiro do ano passado.

Também foi verificado crescimento de 18,9% da geração solar fotovoltaica e de 18% das térmicas. A produção da hidrelétrica de Belo Monte, por exemplo, no Rio Xingu, caiu 56% em relação a janeiro de 2020. As informações são do Valor Econômico