Conta de energia cada vez mais cara, gera alta procura por serviços de geração de energia solar como alternativa para economizar

16/09/21 | São Paulo

Reportagem publicada pela Capital FM

Entre os itens básicos do orçamento familiar, a conta de luz ocupa um espaço que pesa o bolso dos brasileiros cada vez mais. Em 2021 a energia subiu 3 vezes mais que a inflação e último reajuste, que passou a valer no início de setembro (1) elevou a tarifa da bandeira vermelha de 9,49 para 14,20 a cada 100kwh consumidos. Com isso a conta ficou cerca de 7% ainda mais cara.

A nova tarifa deve ficar vigente até abril de 2022.

O impacto no bolso dos brasileiros é consequência, especialmente da crise hídrica pela qual o brasil atravessa. segundo a ANEEL, esta é a pior crise hídrica dos últimos 90 anos.

Com tanto aumento, a solução é buscar alternativas para reduzir a conta de luz, já que só apagar as luzes dos cômodos vazios não basta para economizar.

Na casa do programador Maykon Rissi, a família resolveu instalar um sistema de placas fotovoltaicas há um ano para gerar energia por meio do aproveitamento da luz solar, ele conta que a diminuição da fatura de luz no fim do mês foi bem significativo.

A energia gerada pelos painéis solares é utilizada pela COPEL para compensar o consumo de energia elétrica da residência, gerando o desconto na fatura. O processo de cadastro é todo feito pela empresa instaladora do sistema. Rafael Candido é empresário do setor e diz que a busca por esse sistema aumentou significativamente no último mês.

e os benefícios não são só para a conta de luz.

A energia solar já se popularizou tanto que o governo lançou recentemente um programa de incentivo, mas por enquanto ele é só para produtores rurais. O programa “Renova Paraná” oferece subsídio de juros de até 5% para moradores de áreas rurais que querem financiar o sistema de placas fotovoltaicas.

O post Conta de energia cada vez mais cara, gera alta procura por serviços de geração de energia solar como alternativa para economizar. apareceu primeiro em Capital FM.