Contratação de energia renovável por empresas privadas bate recorde no mundo em 2022

28/02/23 | São Paulo

Reportagem publicada pelo Portal Solar

Foram firmados 36.7 GW em projetos de geração limpa, avanço de 18% sobre 2021; atividade acelerou nas Américas e na Ásia-Pacífico

A contratação de energia renovável por empresas privadas bateu recorde no mundo em 2022, totalizando 36.7 GW, um crescimento de 18% sobre o ano anterior, mostra levantamento da BloombergNEF (BNEF). A análise destaca que o avanço ocorreu mesmo em um cenário de gargalos logísticos, crise global de energia e altas taxas de juros.

O relatório indica que a atividade acelerou nas regiões das Américas e da Ásia-Pacífico. Na primeira, houve incremento tanto nos Estados Unidos quanto na América Latina, totalizando um volume recorde de 24.1 GW. A BNEF detalha que, na América Latina, os contratos de compra de energia (PPAs) foram impulsionados por empresas de mineração no Chile e no Brasil.

Já na Ásia-Pacífico, o volume contratado mais do que dobrou para 4.6 GW, com o movimento liderado pela Índia e Austrália. O estudo explica que o modelo de PPA tornou-se realidade no último ano nos principais mercados da região, incluindo Japão, China e Coreia do Sul. É esperado que a atividade siga em crescimento, com mais empresas definindo metas de fornecimento 100% renovável.

Por outro lado, a atividade decresceu 7% na Europa, Oriente Médio e África (EMEA), somando 8.1 GW em 2022, muito em razão da crise de energia que impactou a região. Alguns desenvolvedores demandaram PPAs mais caros, refletindo os preços de energia no mercado europeu. Porém, há expectativa que a atividade se recupere em 2023, com preços de gás natural mais baixos e a reforma do mercado de energia proposta pela Comissão Europeia.

Principais companhias
A Amazon liderou as operações de compra de energia renovável em 2022, com 10.9 GW em PPAs assinados, seguida pela Meta (2.6 GW), Google (1.6 GW) e Microsoft (1.3 GW), ilustrando a dominância das big techs no mercado. A BNEF estima que essas grandes companhias de tecnologia deverão seguir firmando contratos para atender o rápido crescimento da demanda por eletricidade.

O levantamento ainda assinala que foram contratados projetos renováveis de 135 desenvolvedores diferentes no ano passado. A AES Corporation liderou a lista de vendedores, com 2.8 GW em PPAs. Engie (1.6 GW) e Acciona (1.1 GW) completam as três primeiras posições.