Convênio prevê instalação de usina solar no Palácio Pedro Ludovico

17/05/17 | São Paulo

Goiás Agora

Em comemoração ao Dia do Sol, celebrado neste 3 de maio, a  Secretaria de Meio Ambiente, Recursos Hídricos, Infraestrutura, Cidades e Assuntos Metropolitanos (Secima) , a Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Goiás (Fapeg) e o Instituto Federal de Goiás (IFG) firmaram convênio que prevê a instalação de uma usina solar fotovoltaica no Palácio Pedro Ludovico Teixeira (PPLT), em Goiânia.

O termo de cooperação técnico científico entre as partes foi assinado em solenidade nesta quarta-feira que contou com o secretário Vilmar Rocha, a presidente da Fapeg Maria Zaira Turchi e o reitor do IFG Jerônimo Rodrigues da Silva, além de autoridades estaduais e representantes do setor de energia solar.

Segundo o secretário Vilmar Rocha, mais do que a economia na conta de luz do PPLT, a instalação dessa usina terá “um efeito pedagógico e didático e servirá de exemplo para que outras unidades do Estado também adotem a energia solar, como escolas, hospitais e presídios”. O projeto entra agora em fase de análise e estudos e a implantação total deverá ocorrer em 2019. Os investimentos, por parte da Secima e da Fapeg, são da ordem de R$ 2 milhões para execução de todo projeto.

Coordenador do projeto por parte do IFG, o professor Aylton José Alves destacou que a usina também servirá como um grande laboratório que ajudará estudantes e professores em pesquisas de mestrado, doutorado, estágios e na elaboração de artigos técnico-científicos. “Além, claro, de fortalecer as políticas públicas de apoio à inovação na implantação de tecnologias sustentáveis”.

Na solenidade, o secretário Vilmar Rocha também anunciou os nomes dos representantes das instituições que comporão o Conselho Estadual de Energia Solar Fotovoltaica. Criado por decreto do governador Marconi Perillo, o conselho contará com representantes do governo estadual e entidades como Crea, Senai, Fieg, Acieg, Sinduscon, Fórum Permanente de Energia e Associação Brasileira de Energia Solar (ABSOLAR).

“Sempre celebramos o Dia da Água e, este ano, fizemos questão de comemorar também o Dia do Sol porque nosso programa (Goiás Solar) lançado em fevereiro deste ano está a toda velocidade”, afirmou o secretário Vilmar Rocha. “Estamos atuando fortemente na questão das isenções tributárias, do financiamento, da desburocratização e do fortalecimento da cadeia produtiva em Goiás. Se quisermos que esse programa seja eficaz, precisamos dar condições para que as pessoas, os empreendedores possam investir. E estamos fazendo isso”.

Licença ambiental

Durante o evento o secretário Vilmar Rocha também entregou a primeira licença ambiental para instalação de uma usina solar fotovoltaica em Goiás.

O projeto privado já está em andamento em São Luís de Montes Belos e terá capacidade de geração de 30 mil kW. “Todas essas ações que estamos apresentando aqui comprovam que o Programa Goiás Solar não é apenas retórica. Com o total apoio e incentivo do governador Marconi Perillo estamos trabalhando para fazer de Goiás uma referência na energia solar”, disse o secretário.

“Essa será a primeira usina do Estado, mas já existem outras em andamento e também há os incentivos para que as pessoas coloquem em suas casas”, completou o secretário, lembrando que Goiás é também um Estado pioneiro na implantação da energia solar em habitações de interesse social. “O mundo todo caminha nessa direção”, afirmou Vilmar Rocha. “Os grandes países do mundo já adotaram a energia solar, que é limpa, renovável e contribui para a redução do aquecimento global. O Programa Goiás Solar não é apenas um programa inovador, é também uma das maiores contribuições deste governo ao meio ambiente de Goiás”, concluiu.

Comunicação Setorial Secima