CPFL instala usina solar fotovoltaica na PUC-Campinas

12/02/21 | São Paulo

Procel Info

A PUC-Campinas (Pontifícia Universidade Católica de Campinas) finalizou a implantação de uma usina solar fotovoltaica de 69,12 Kwp no Campus I da universidade.

Ao total, foram instalados 187 painéis Axitec de 380 W, um inversor Ingeteam de 55 KW e uma estrutura de fixação dos módulos fotovoltaicos para telhado metálico da PhotoEnergy.

A implantação da planta, finalizada no fim de 2020, integra o projeto de eficiência energética desenvolvido em parceria com a CPFL Energia.

Além da instalação da usina, também foi feita a substituição de 18.815 lâmpadas comuns por lâmpadas modernas e com tecnologia LED nos Campus I e II, incluindo o Hospital PUC Campinas. O investimento total foi de cerca de R$ 1,4 milhões.

A universidade espera dar continuidade nas ações nos próximos meses. “A PUC-Campinas já implantou outros projetos no âmbito dos Programas de Eficiência Energética (PEE) com a CPFL. Um deles foi a troca de lâmpadas de salas de aula e de prédios acadêmicos por LED. Depois fizemos a troca e melhoria da iluminação externa dos dois campis”, explicou o professor Marcos Carneiro da Silva, assessor da Pró-Reitoria de Administração.

“Ao levar projetos que impactam nas comunidades da nossa área de atuação, conscientizamos clientes e instituições públicas sobre a importância do consumo eficiente e seguro da energia elétrica”, destacou Felipe Henrique Zaia, gerente de eficiência energética da CPFL.

O objetivo do projeto é a diminuição nos custos, que trará uma melhoria para os funcionários, alunos e a população que utiliza do Hospital da PUC. É estimado uma redução de cerca de 931 MWh ao ano.

“Estas duas ações promovem economias mensais significativas no consumo de energia e nos custos de manutenção da Universidade”, comentou Silva.

“Todos ganham quando há um esforço coletivo rumo à eficiência energética, seja por conta dos benefícios ambientais ou pela economia gerada”, concluiu Zaia.