CPFL projeta 80 mil pontos de recarga de carros elétricos no Brasil até 2030

22/03/23 | São Paulo

Reportagem publicada pelo Portal Solar

Energia renovável será essencial para expandir a infraestrutura de abastecimento de veículos eletrificados
Até o ano de 2030, o Brasil deve atingir a marca de 80 mil pontos de recarga de carros elétricos , segundo dados da Companhia Paulista de Força e Luz (CPFL). O avanço da eletrificação da frota exigirá maior oferta de energia elétrica, que deverá ser suportada pela expansão da geração renovável no País.

“A eletrificação dos veículos está se tornando cada vez mais presente, o que torna essencial nos prepararmos para atender à crescente demanda por pontos de recarga em todo o país”, explicou o sócio-diretor da Elev, Ricardo David. “Neste cenário, o uso de energia renovável, como sistemas fotovoltaicos, é uma excelente opção para proprietários de carros elétricos.”

“Muitos proprietários de veículos elétricos e empresas já estão se beneficiando da instalação de placas solares em suas residências. Empresas que fazem a instalação das placas solares podem alcançar economias de até 90%”, acrescentou David.

De acordo com a dados da Associação Brasileira do Veículo Elétrico (ABVE), atualmente, o país possui em operação mais de 2.800 eletropostos públicos e semipúblicos, além da rede de recarga privada das concessionárias de carros elétricos.

Neste cenário, estão sendo adotadas algumas medidas para incentivar o setor de mobilidade elétrica, como a redução do Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI) para veículos elétricos e híbridos, a criação de programas estaduais e municipais de incentivo à mobilidade elétrica e a ampliação da infraestrutura de recarga em locais públicos ou semipúblicos, como rodovias, shoppings, estacionamentos e postos de combustíveis.

Para David, o governo tem um papel importante na ampliação da infraestrutura de recarga e deveria adotar medidas de incentivo para a instalação de eletropostos em locais estratégicos, além de criar programas de subsídio. Ele disse acreditar que o mercado de energia renovável tem um grande potencial de crescimento no Brasil e pode contribuir significativamente para a expansão da rede de recarga para carros elétricos.