Cresce demanda por capacitação profissional em energia solar

10/10/17 | São Paulo

Jornal da Instalação

A energia solar fotovoltaica vem apresentando crescimento expressivo. Segundo projeção da Associação Brasileira de Energia Solar Fotovoltaica (ABSOLAR), a geração de energia solar fotovoltaica atingirá 1.000 megawatts (MW) de capacidade instalada até o final de 2017. Esse crescimento, 325% maior que a capacidade atual, que é de 235MW, contribui diretamente para o aumento de empregos em toda a cadeia produtiva; contudo, apesar de promissor, o setor carece de profissionais qualificados.  

De acordo com o relatório anual da Agência Internacional de Energia Renovável (IRENA), divulgado recentemente, as energias renováveis empregaram mais de 9,8 milhões de pessoas no mundo, em 2016, com destaque para a energia solar que foi a maior empregadora, com 3,1 milhões de postos de trabalho. Para cada megawatt (MW) instalados, são gerados, em média, 25 a 30 postos de trabalho.  

Nesse mês, a NeoSolar lança um curso em novo formato – especialmente para quem já realizou o curso de sistemas conectados à rede compacto ou outro curso de energia solar fotovoltaica – totalmente focado na instalação ou supervisão de projetos de energia solar fotovoltaica. As aulas práticas visam reproduzir o dia a dia de uma instalação de energia solar, proporcionando aos alunos a oportunidade de conhecer os equipamentos e fazer instalações de porte reduzido.  

De acordo com o sócio-diretor da NeoSolar Energia, Pedro Pintão, o novo formato do curso foi pensado para atender as atuais necessidades do mercado. “Aumentamos o conteúdo prático, ou seja, o momento em que os participantes efetivamente ‘colocam a mão na massa’, e mantivemos o conteúdo teórico, parte essencial para a capacitação do profissional. Assim, o aluno estará apto a realizar instalações e supervisionar projetos fotovoltaicos”, ressalta.  

As inscrições para este e todos os outros cursos oferecidos pelo Centro de Treinamento NeoSolar podem ser realizadas pelo site: www.neosolar.com.br