Cresce o número de consumidores de energia solar no ES

10/03/23 | São Paulo

Reportagem publicada pelo Es Brasil

São mais de 36 mil consumidores atendidos pela geração própria de energia solar, houve aumento ainda no número de conexões

A quantidade de consumidores atendidos pela geração própria de energia solar no Espírito Santo ultrapassa a marca de 36,9 mil. De acordo com dados da Associação Brasileira de Energia Solar Fotovoltaica (ABSOLAR), o estado capixaba possui mais de 31,8 mil conexões operacionais de tecnologia fotovoltaica nos 78 municípios, ou seja, 100% da região.

No início de janeiro, eram 24 mil conexões do tipo espalhadas pelo território capixaba e quase 29 mil consumidores, de acordo com a Associação . Apesar do aumento, o Espírito Santo se mantém em 16º lugar entre os estados brasileiros com maior potência instalada de energia solar para a geração própria.

O Estado passou de 296,1 megawatts (MW) no primeiro mês do ano para os atuais 385,2 megawatts (MW) em operação nas residências, comércios, indústrias, propriedades rurais e prédios públicos.

Atração de investimentos

Desde 2012, a geração própria de energia solar proporcionou ao estado capixaba a atração de cerca de R$ 1,9 bilhão em investimentos, geração de mais de 11,5 mil empregos e a arrecadação de mais de R$ 531 milhões aos cofres públicos, segundo a Associação.

Para Vitor Romero, coordenador estadual da ABSOLAR no Espírito Santo, o avanço da energia solar no País é fundamental para o desenvolvimento social, econômico e ambiental do Brasil e ajuda a diversificar o suprimento de energia elétrica do País, reduzindo a pressão sobre os recursos hídricos e o risco da ocorrência de bandeira vermelha na conta de luz da população.

“O estado do Espírito Santo é atualmente um importante centro de desenvolvimento da energia solar. A tecnologia fotovoltaica representa um enorme potencial de geração de emprego e renda, atração de investimentos privados e colaboração no combate às mudanças climáticas”, comenta.

Marco legal

No dia 7 de janeiro deste ano, entrou em vigor a Lei nº 14.300, considerada o Marco Legal da Geração Distribuída . Segundo análise da Absolar, com a regulamentação a geração própria de energia renovável conquistou segurança jurídica e estabilidade regulatória, fundamentais para manter o avanço do setor e a democratização da energia solar no Brasil.

“Portanto, fica a mensagem para toda a sociedade brasileira: regulamentada a lei, o consumidor tem a clareza de que a geração própria de energia solar é, e continuará sendo, uma excelente solução para economizar na conta de luz e ainda contribuir para a sustentabilidade do Brasil”, ressalta Rodrigo Sauaia, presidente executivo da ABSOLAR.