CTGAS-ER, do SENAI, lança primeira especialização técnica do RN em energia solar

21/01/22 | São Paulo

Reportagem publicada pela Gazeta de Parnamirim

O Centro de Tecnologias do Gás e Energias Renováveis (CTGAS), principal referência do SENAI no Brasil em educação profissional para o setor de energia e as indústrias do gás, lançou a primeira Especialização Técnica do Rio Grande do Norte em Sistemas Fotovoltaicos,os sistemas que geram energia solar.

O curso terá duração de um ano e será ofertado em formato semipresencial, com aulas teóricas na modalidade EAD – Educação à distância – e as práticas realizadas no Centro, instalado no Hub de Inovação e Tecnologia (HIT) do SENAI-RN, em Natal. As inscrições para a primeira turma estão abertas até 10 de março, mesma data de início das aulas, e podem ser feitas online, no site do Senai, ou presencialmente.

O programa é voltado a pessoas com graduação ou cursos técnicos em áreas correlatas. Serão ofertadas 40 vagas.

Expansão

“Esse é um lançamento que fazemos em um momento de forte crescimento no setor de energias renováveis e em que o setor de energia solar fotovoltaica também experimenta grande expansão”, diz Rodrigo Mello, diretor do CTGAS-ER e do Instituto SENAI de Inovação em Energias Renováveis (ISI-ER), principal referência do SENAI no Brasil em pesquisa, desenvolvimento e inovação em energia eólica, solar e sustentabilidade.

“A expectativa é repetir com esse curso a experiência bem-sucedida que tivemos com a especialização técnica em energia eólica, que tem atraído mais de 100 profissionais por ano de todo o país e contribuído com a expansão sustentada da atividade, com cada vez mais qualidade no trabalho realizado nos parques”, acrescenta o diretor.

O curso

O programa da especialização foi construído de forma conjunta por equipes de instrutores de educação e tecnologias do CTGAS-ER, especializados na área, e de pesquisadores de energia solar do ISI-ER.

Os conteúdos que serão abordados vão desde introdução a sistemas fotovoltaicos e projetos fotovoltaicos para sistemas de geração distribuída, passando por segurança do trabalho, comissionamento, gestão – operacional da implementação de sistemas fotovoltaicos e técnica da Operação e da Manutenção – e viabilidade técnica e econômica.

Desde o ano de 2017, o CTGAS-ER formou mais de 1000 profissionais em cursos na área de energia solar. O Centro também desenvolveu um programa de certificação profissional específico para o setor, em parceria com a Câmara de Indústria e Comércio de Trier, da Alemanha.

“Temos cursos 100% EAD, semipresenciais e presenciais, tanto de aperfeiçoamento, para quem já tem conhecimento na área e quer se aperfeiçoar, como para quem quer uma qualificação, nesse caso um curso completo que ensina desde a parte de eletricidade até a instalação do painel fotovoltaico”, diz a coordenadora de educação do CTGAS-ER, Rúbia Lahm.

Segundo a Associação Brasileira de Energia Solar Fotovoltaica (ABSOLAR), o setor está aquecido no país, assim como a busca por profissionais especializados. Dados da Associação mostram que, desde 2012, a fonte solar fotovoltaica já gerou 390 mil empregos no mercado nacional e movimentou mais de R$ 66,3 bilhões em investimentos privados. No ranking do Nordeste, o Rio Grande do Norte aparece entre os cinco maiores produtores.