Cuiabá assume 2ª colocação do ranking municipal de GD fotovoltaica, aponta ABSOLAR

14/10/20 | São Paulo

Reportagem publicada no Canal Solar 

Cuiabá assume 2ª colocação do ranking municipal de GD fotovoltaica, aponta ABSOLAR

Segundo último levantamento realizado pela ABSOLAR (Associação Brasileira e Energia Solar Fotovoltaica),Cuiabá (MT) assumiu a segunda colocação do ranking municipal de GD (geração distribuída) no Brasil.

Os dados apontaram que a cidade atingiu 41,6 MW de potência instalada neste mês de outubro, um crescimento de quase 25% frente aos 33,7 MW registrados em setembro. A capital do estado de Mato Grosso ultrapassou o Rio de Janeiro, que possui 37,4 MW de potência.

“Cuiabá teve um salto importante. A geração de energia solar distribuída no município equivale a 1,1% de toda a potência fotovoltaica instalada no país. Importante também dizer que, com isso, desde 2012, já são mais de R$ 200 milhões em investimentos acumulados realizados pelos cuiabanos e pelo setor solar na tecnologia da cidade”, destacou Rodrigo Sauaia, CEO da ABSOLAR.

“No total, são mais de 1.200 empregos já gerados para a população, ajudando a agregar renda, inclusive, neste momento difícil da pandemia, em que o mercado continuou avançando com resiliência. Boas notícias para Cuiabá, para o estado do Mato Grosso e para a energia fotovoltaica que está ajudando a aliviar o bolso das empresas, população e também dos prédios públicos”, acrescentou o executivo.

De acordo com Sauaia, há ainda muito espaço ainda para Cuiabá avançar no uso dessa tecnologia. Por isso, a ABSOLAR está recomendando que o município estabeleça seu programa de desenvolvimento da energia solar, como fez, por exemplo, a capital do estado do Tocantins .

“Lá no Tocantins, Palmas desenvolveu seu programa Palmas Solar, que foi importante para o desenvolvimento da cidade. E Cuiabá pode avançar ainda mais construindo também seu programa de energia solar para incorporar cada vez mais essa tecnologia nas atividades e reduzir os custos com sustentabilidade”, concluiu o especialista.

Ranking de GD fotovoltaica

Segundo a ABSOLAR, em primeiro lugar permanece o município de Uberlândia, com 48 MW. A cidade mineira apresentou um crescimento de 15% em comparação com os 41,5 MW registrados no mês passado.

Já Fortaleza (CE) aparece na quarta colocação, com 38,8 MW, seguido de Teresina (PI), com 33,1 MW.