Curitiba dá início a instalação dos painéis da Pirâmide Solar do Caximba

10/10/22 | São Paulo

Reportagem publicada pelo Canal Solar

Usina está sendo construída no antigo aterro sanitário do município, desativado em 2010

A Prefeitura de Curitiba (PR) começou a instalação dos módulos fotovoltaicos da usina Pirâmide Solar do Caximba , localizada no antigo aterro sanitário do município, que foi desativado em 2010.

Oitenta bases que recebem as mesas metálicas e os painéis já estão concluídas, com 168 painéis instalados. Ao total, serão 614 bases, com 14 módulos em cada uma.

A expectativa é que todos os mais de 8 mil painéis solares estejam instalados em cerca de três meses. Segundo a Administração Municipal, o ritmo depende do regime de chuvas, que tem sido frequente na região.

“Nossa cidade nunca mais será a mesma, será cada vez mais movida a energia solar”, disse Greca. “O Brasil todo precisa aderir a essa tendência”, destacou o prefeito Rafael Greca durante a vistoria dos trabalhos na última semana.

De acordo com a Marilza do Carmo Oliveira Dias , secretária municipal do Meio Ambiente , a usina terá potência instalada de 4,55 MWp. “Trata-se do primeiro projeto de grande porte desta área erguido sobre um aterro sanitário na América Latina”, comentou.

Ainda segundo a secretária do Meio Ambiente, a iniciativa tem impacto positivo em duas grandes questões. “Com esse projeto, transformamos um passivo ambiental em usina geradora de energia renovável. E, ainda, estimulamos a população a buscar fontes menos poluentes de energia”, ressaltou Marilza.

Pirâmide Solar do Caximba

O empreendimento integra um conjunto de iniciativas do programa Curitiba Mais Energia que visa combater e mitigar as mudanças climáticas. O programa inclui a instalação de painéis no Palácio 29 de Março, no Salão de Atos do Parque Barigui e na Galeria das Quatro Estações, do Jardim Botânico.

O projeto é uma colaboração do C40 Cities Climate Leadership Group e da Deutsche Gesellschaft für Internationale Zusammenarbeit (GIZ) GmbH , que apoia cidades no desenvolvimento de projetos para reduzir as emissões de gases e frear o aumento da temperatura global.

O programa é financiado pelo Ministério Federal Alemão para o Desenvolvimento Econômico e Cooperação (BMZ), pelo Departamento de Negócios, Energia e Estratégia Industrial do Reino Unido (BEIS) e pela Agência dos Estados Unidos para o Desenvolvimento Internacional (USAID).

Mais empreendimentos fotovoltaicos

A próxima etapa do Curitiba Mais Energia inclui a licitação de mais três sistemas fotovoltaicos nos telhados dos terminais de ônibus do Santa Cândida (465 kWp), Boqueirão (512 kWp) e Pinheirinho (925 kWp). A licitação está em fase final, com a análise de habilitação das empresas.