Data center vai inaugurar miniusina solar para economizar energia

12/07/22 | São Paulo

Reportagem publicada pelo Brasil Energia

Central da HostDime, na Paraíba, opta por usina de 1 MW para suprir demanda energética em expansão

Grandes consumidores de energia, os data centers – centrais de armazenamento e processamento de dados – estão sempre atrás de soluções para economizar no consumo, seja com eficiência energética ou com projetos de autogeração.

Mais um exemplo de ações do tipo vai ocorrer a partir de agosto na Paraíba, especificamente no município de Pilar, a quase 60 km da capital do estado, João Pessoa, onde será inaugurada uma miniusina solar fotovoltaica de 1 MWp para gerar créditos de compensação via geração distribuída para a HostDime, empresa de data centers de origem norte-americana que atua no Brasil com algumas dessas centrais.

Sob investimento de R$ 5,5 milhões, a nova usina atenderá por GD a demanda de seu data center em João Pessoa, suprindo inclusive sua planejada expansão de capacidade de armazenamento de dados neste ano, que precisará de mais 30% de demanda energética.

De acordo com o líder de energia da Host Dime, Célio Anésio, a energia solar fotovoltaica vai gerar economia de R$ 800 mil para a empresa até o fim do primeiro ano de operação. Serão gerados por volta de 122,5 MWh médios por mês pela miniusina, que ocupa 12 mil m² de área em Pilar e tem 2002 módulos solares fotovoltaicos de 540 Wp cada, já em operação teste.

A miniusina utiliza a tecnologia de Eletrônica de Potência a Nível de Módulo (MLPE na sigla em inglês). Esse sistema tem como mérito controlar o sistema fotovoltaico por módulo individualizado, e não em série como os convencionais, com microinversores e otimizadores de potência. Isso garante maior segurança à instalação, por permitir o desligamento rápido e por módulo, caso ocorra por exemplo um arco elétrico que pode ocasionar incêndio.

A tecnologia MLPE é da tecnologia da israelense SolarEdge e a usina foi implementada pela MCS Engenharia. Outra vantagem do sistema é evitar que os efeitos de sombreamento e do acúmulo de poeira nos módulos prejudiquem o desempenho do gerador por completo, também por conta do controle individualizado dos módulos.

Segundo Anésio, também diretor da MCS Engenharia, em 2024 a ideia é expandir a miniusina, já que o data center deve também ter a capacidade aumentada. Ainda não há a previsão da proporção da expansão, dentro dos limites da geração distribuída de 5 MW.

A HostDime atende demandas de armazenamento de dados de empresas de médio e grande porte e tem ainda data centers em São Paulo, Orlando (EUA) e em Bogotá (Colômbia).