De olho em energias sustentáveis, Fiesc promove curso e workshop

17/03/20 | São Paulo

O Correio do Povo

Jaraguá do Sul tem se consolidado como um polo de desenvolvimento na área de energias renováveis e de mobilidade elétrica, com atuação tanto de gigantes como a WEG quanto de pequenas empresas inovadoras.

Dentro deste contexto, a Federação das Indústrias de Santa Catarina (Fiesc) tem promovido ações como um workshop sobre o tema realizado na sexta (6) e o curso técnico voltado para a área e cujas aulas se iniciam no final de março.

Durante o workshop, que reuniu setores da indústria, de instituições e docentes que se dedicam à pesquisa e desenvolvimento aplicados na área, o diretor de Educação e Tecnologia da entidade e diretor regional do SENAI/SC, Fabrizio Machado Pereira, destacou que Jaraguá do Sul reúne condições favoráveis para que o estado consolide posição estratégica no setor, com indústrias de ponta em pesquisa e desenvolvimento de produtos que atendam mercados em expansão.

“Há um potencial enorme de aplicações de novas tecnologias que favorecem a criação de um ambiente que evolua também para agendas de educação profissional com foco em energias renováveis como a solar fotovoltaica, em tração e mobilidade elétrica”, lembrou.

O workshop realizado na Faculdade SENAI contou com a parceria da agência alemã Gesellschaft für Internationale Zusammenarbeit (GIZ) a Associação Brasileira de Energia Solar Fotovoltaica (ABSOLAR), como parte de um ciclo de preparação para a oferta de cursos visando atender as demandas do mercado.

Conforme Fabrizio, o papel do SENAI é criar as condições e estruturar os cursos de qualificação, juntamente com outros estados onde há polos de educação voltados ao mesmo objetivo.

Curso técnico

Célio Bayer, vice-presidente da Fiesc no Vale do Itapocu, comentou que o primeiro curso já será realizado no Instituto SENAI, ao lado do Centro de Inovação de Jaraguá do Sul (Novale Hub). De acordo com o empresário, o Instituto SENAI atuará nas áreas de mobilidade elétrica, tração elétrica e energias renováveis, atendendo as demandas da região.

Os profissionais formados poderão atuar tanto na produção de sistemas de energia renovável quanto na instalação de sistemas nas indústrias, comércio, serviços, agricultura e residências, podendo elaborar projetos de sistemas de pequeno porte.

As aulas serão ministradas na unidade do SENAI localizada na rua Cesare Valentini, 444, no Bairro Três Rios do Sul.