Deputado Gabriel propõe debate sobre energias renováveis no Rio Grande do Sul

17/07/20 | São Paulo

Assembléia Legislativa RS 

No próximo dia 27 de julho, às 14 horas, o deputado Gabriel Souza (MDB) realizará audiência pública para debater as energias renováveis e suas potencialidades no Rio Grande do Sul. O objetivo é debater o futuro da matriz energética do Estado, com o foco em energia limpa, e como o RS pode atrair novos investimentos para o setor. A reunião virtual será realizada pela Comissão de Economia, Desenvolvimento Sustentável e Turismo da Assembleia Legislativa. A transmissão será realizada pelo Youtube (www.youtube.com/tvalrs).

Relator do Código Ambiental (Lei Estadual nº 15.434/20), o deputado Gabriel Souza explica que a nova legislação determina que será feita a reavaliação e redimensionamento da matriz energética do Estado, através do Comitê de Planejamento Enérgico do Estado (Copergs). “Estabelecemos na lei que o RS priorizará a pesquisa e a implementação de energias renováveis. Precisamos incentivar a produção e o consumo de outras alternativas, como energia eólica, solar, biomassa e resíduos”, reforça o proponente do debate.

Entre os convidados para a audiência estão o Governo do Estado, através das secretarias de Desenvolvimento Econômico e Turismo; Agricultura, Pecuária e Desenvolvimento Rural; Meio Ambiente e Infraestrutura; Inovação, Ciência e Tecnologia; a Fundação Estadual de Proteção Ambiental Henrique Luis Roessler (Fepam); entidades como Famurs, Federasul, Farsul; a Associação Brasileira de Energia Solar Fotovoltaica, a Associação Brasileira de Pequenas Centrais Hidrelétricas (PCHs) e Centrais Geradoras Hidrelétricas (CGHs); o Sindicato das Indústrias de Energias Renováveis do Rio Grande do Sul; além de as companhias de distribuição e geração de energia no estado.