Deputados aprovam projeto para que escolas e repartições públicas utilizem painéis solares

26/10/22 | São Paulo

Reportagem publicada pela agora RN

Foi aprovado na sessão plenária da Assembleia Legislativa, nesta quarta-feira 26, o projeto de lei que dispõe sobre a instalação de painéis solares
fotovoltaicos nos hospitais, escolas e repartições públicas do Estado. A iniciativa é do deputado Ubaldo Fernandes (PSDB). Além deste projeto, outros de iniciativa parlamentar e do governo estadual também foram apreciados pelos parlamentares.

O projeto de Ubaldo se propõe a reduzir custos na administração pública. O deputado defendeu seu projeto justificando que o RN está entre os três estados com maior índice de radiação solar do país. “O potencial de 780 a 800 watts por metro quadrado é cinco vezes maior que o da Alemanha, um dos países que mais produzem energia solar no mundo”, defendeu o deputado.

Ubaldo Fernandes também teve outro projeto aprovado, que institui a Política estadual de Prevenção e Combate à dengue. Do Coronel Azevedo (PL) foi aprovado o projeto que dispõe sobre a obrigatoriedade de inclusão, com destaque, do Disque 180, o número que acolhe denúncias da violência contra a mulher. Também de sua autoria, foi aprovado o projeto que institui o Dia Estadual do Policial Rodoviário Estadual.

De iniciativa do deputado George Soares (PV) foram aprovados dois projetos, o que considera o pau de sebo da Princesa do Vale como patrimônio histórico, cultural e imaterial do RN e o que denomina a Escola Estadual Apolinária Jales, em Messias Targino, de Escola Estadual Otoniel Tomaz de Almeida.

Projeto que dispõe sobre a criação, manejo e exposição de aves da raça mura galo de combate, do deputado Nelter Queiroz (PSDB), também foi aprovado, além de outros projetos para realização de sessões solenes na Casa.