DME abre processo de licitação para construir usina fotovoltaica, em Poços de Caldas, MG

11/04/22 | São Paulo

Reportagem publicada pelo G1

A geração fotovoltaica, que é feita por meio de placas solares, deve suprir a necessidade de energia em tempos de estiagem

O Departamento Municipal de Eletricidade abriu processo de licitação para contratar uma empresa especializada na construção de usina fotovoltaica, em Poços de Caldas (MG). A usina deve ser construída na zona rural com acesso pela rodovia BR-146, sentido Andradas. A primeira sessão para discutir o assunto deve acontecer no dia 14 de junho na sede do DME.

As usinas fotovoltaicas são uma opção de geração de energia em relação às hidrelétricas, que podem não conseguir suprir a necessidade energética em momentos de estiagem. A energia fotovoltaica é uma fonte renovável e utiliza um processo direto para converter a radiação em eletricidade. A geração é feita por meio de placas solares e podem ser instaladas em terra ou sobre a superfície de corpos d’água, a chamada usina solar flutuante.

Em Poços de Caldas, a Usina deve ser construída na zona rural, próxima ao aterro sanitário. O acesso poderá ser feito pela rodovia BR-146, sentido Andradas. A usina será de geração distribuída com potência de 5 megawatts.

Com a usina de geração distribuída, a geração e o consumo não precisarão estar localizados no mesmo lugar. Nesta modalidade, a energia gerada será convertida em créditos. Eles podem ser usados para compensação de unidades consumidoras dentro de Poços de Caldas. A condição é que os pontos de geração e consumo estejam localizados dentro de uma área de atuação da mesma distribuidora de energia elétrica.

A primeira sessão do processo licitatório está marcada para 14 de junho, às 9h, na sede da DME. Nesta reunião, deve ser abordada a empresa que será responsável pelo projeto, construção e operação da usina.