Duas escolas de São Vicente contarão com sistema de geração de energia solar

06/01/23 | São Paulo

Reportagem publicada pelo A Tribuna

A Prefeitura de São Vicente, por meio da Secretaria de Educação (Seduc), adotará o sistema de geração de energia solar fotovoltaica em duas escolas que passam por reforma e serão reinauguradas em breve.

A primeira unidade contemplada é a EMEF Mário Covas, que já está sendo abastecida com o sistema. Em seguida, é a vez da EMEIEF Prefeito Sebastião Ribeiro da Silva. O intuito é contribuir para a preservação ambiental, através da geração de energia elétrica gratuita, limpa e renovável.

Composto por painéis solares de potência mínima 450W cada, o sistema possui eficiência energética de 20,6%, ou seja, é a porcentagem de energia convertida em eletricidade por m2 que esses painéis solares são capazes de gerar através da irradiação solar incidente em suas superfícies.

Segundo o prefeito Kayo Amado, este é o primeiro passo para mais um avanço no âmbito educacional. O chefe do executivo salienta que a ideia é expandir essa iniciativa para mais escolas. “É apenas o início. Diversos mapeamentos serão realizados quanto à economia gerada. Vamos em busca de uma São Vicente mais sustentável e moderna”.

A energia fotovoltaica é obtida quando a luz solar se converte em eletricidade, utilizando uma tecnologia baseada no efeito fotoelétrico. Trata-se de uma energia renovável, inesgotável e não poluente, que pode ser gerada em instalações que vão desde os pequenos geradores para autoconsumo até as grandes usinas fotovoltaicas.