Economia com sistemas FV é revertida à população de Boa Vista

03/06/22 | São Paulo

Reportagem publicada pelo Canal Solar

Investimento feito pelo município na fonte renovável rende recursos milionários para serviços como saúde e educação

Em 2017, a Prefeitura de Boa Vista (RR) decidiu apostar na fonte solar fotovoltaica para economizar recursos e contribuir com o meio ambiente. De lá para cá, cinco anos se passaram e hoje toda a economia gerada pelo uso da fonte renovável está sendo aplicada em investimentos para a população.

Por ano, o município economiza aproximadamente de R$ 5 milhões com os investimentos feitos para instalações de usinas de geração de energia solar fotovoltaica no Teatro Municipal, Mini Terminal Luiz Canuto Chaves, no Mercado Municipal São Francisco, no Palácio 9 de Julho e no estacionamento da Secretaria de Serviços Públicos.

Outros 75 abrigos climatizados de ônibus também contam com as placas solares e, segundo a Prefeitura, toda a economia gerada é revertida para investimentos para o setor de serviços públicos, sendo 25% destinados à Educação, 15% para a Saúde e 5% para a área de Assistência Social e Infraestrutura de Boa Vista.

A Administração Municipal destaca também que quando há excedentes na rede, há compensação no mês seguinte. Ou seja, quando o dinheiro volta, o município faz com que o recurso seja utilizado para o custeio da limpeza e manutenção da cidade, com investimentos para revitalização de patrimônios públicos danificados por atos de vandalismo.

Com uma população estimada em 436,5 mil habitantes pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), a cidade de Boa Vista é, atualmente, o município com o maior volume de potência instalada em GD (geração distribuída) de energia solar no Estado de Roraima.

Ao todo, mais de 95% (15,27 kW dos 15,95 kW) da potência do Estado é proveniente somente da capital roraimense. Na localidade, inclusive, a classe de consumo com maior volume de potência instalada de energia solar fotovoltaica é a de serviços relacionados ao Poder Público, com 5,84 kW (38,2% do total).