Em 2022 Araçatuba pode instalar mais sistemas fotovoltaicos do que a soma de sete anos

28/09/22 | São Paulo

Reportagem publicada pelo LR1

Em nove meses deste ano, Araçatuba (SP) ganhou 1496 sistemas fotovoltaicos. Os dados da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) mostram que, mantendo-se este ritmo, de praticamente 500 sistemas a cada três meses, o município tende a fechar o ano com mais sistemas do que foi instalado nos últimos sete anos, que juntos somam 1926.

No total, a cidade conta hoje com 3.422 unidades geradoras de energia elétrica a partir da irradiação solar. Como a energia gerada pode ser compartilhada com outros imóveis sob o mesmo CPF ou CNPJ, 4.088 unidades utilizam o crédito gerado por esses sistemas.

A potência atual de todos os projetos fotovoltaicos instalados em Araçatuba é de 19.670,31 kW. E, embora o município não esteja no ranking dos 10 com maior potência instalada no Brasil – os três primeiros são Florianópolis (SC), com 207,2 MK; Brasília (DF), com 152,9 MK; Cuiabá (MT), 132 MK – a tendência é que os números cresçam cada vez mais rapidamente.

A análise é do engenheiro Francis Polo, CEO de uma empresa que desenvolve projetos e instala sistemas fotovoltaicos sediada em Araçatuba, e com unidades em São José do Rio Preto e Sorocaba (SP), Umuarama (PR) e Comodoro (MS). É dele também o levantamento feito junto à Aneel para verificar o cenário da energia fotovoltaica em Araçatuba.

“Acredito que no último trimestre deste ano o número total de instalações passe o dos últimos sete anos, pois as pessoas estão entendendo que o momento é o melhor possível para este investimento. Isso porque a Lei 14.300/22, que instituiu o Marco Legal da Microgeração e Minigeração Distribuída, definiu que quem garantir a instalação de energia solar até o dia 6 de janeiro de 2023 será isento de encargos até 2045”, explica Polo.