Em workshop realizado pela Sedecti, prefeito assina projeto inovador sobre energia solar fotovoltaica

08/09/15 | São Paulo

Portal do Município de Birigui
·
A Prefeitura de Birigui deve ser a primeira do Estado de São Paulo, talvez do Brasil, a elaborar projeto de lei que dispõe sobre a implantação de política pública no eixo da sustentabilidade, na área de energias renováveis.

Na abertura oficial do workshop sobre Energia Solar e Eficiência Energética, realizada na tarde desta segunda-feira (27) no Senai, o prefeito de Birigui, Pedro Bernabé, assinou um projeto de lei que visa produção de energia solar fotovoltaica nos prédios públicos municipais, entre eles hospitais, postos de saúde, escolas, creches, entre outros.

O evento, organizado pela Sedecti (Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia e Inovação), contou com a presença do subsecretário de Energias Renováveis do Estado de São Paulo, o biriguiense Dr. Milton Flávio Marques Lautenschlager. O subsecretário também assinou o projeto de lei, em forma de apoio à iniciativa da Prefeitura de Birigui.

O workshop foi realizado em parceria com o Ciesp (Centro das Indústrias do Estado de São Paulo), Fiesp (Federação das Indústrias do Estado de São Paulo) e Senai (Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial). Contou, ainda, com apoio do governo estadual e do Sebrae-SP (Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas).

Profissionais renomados na área debateram a temática energia solar e as linhas de fomento. “Esse evento é extremamente importante. Birigui está de parabéns pela iniciativa. Destaco a iniciativa do prefeito Pedro Bernabé , que assinou projeto de lei que busca produção de energia solar nos prédios públicos da cidade”, elogiou o diretor executivo da Absolar (Associação Brasileira de Energia Solar Fotovoltaica), Dr. Rodrigo Lopes Sauaia, um dos palestrantes.

Gratuito, o evento lotou o auditório do Senai. Além da gestora da Sedecti, Silvia Mestriner, prestigiaram a ação da Prefeitura de Birigui os secretários municipais Tadeu Saravalli (Gabinete), Rubens Franco da Silveira (Obras), André Branco (Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentado) e Tiago Contador (Comunicação).

Para o prefeito, a implantação desta política pública sustentável irá trazer economia ao erário público. “Vários estudos serão feitos. Vamos buscar prédios públicos de Birigui com arquitetura que tenha condições de captar energia solar. Além da economia, isso irá trazer vários benefícios”, comentou o prefeito Pedro Bernabé. O projeto será encaminhado esta semana ao Legislativo.

“Acredito que os vereadores irão aprova-lo, pois se trata de um projeto que só traz benefícios ao município e ao meio ambiente. É um projeto ousado, moderno, criativo e inovador”, comentou o subsecretário de Energias Renováveis, Dr. Milton Flávio.