Empresa chinesa CREC international apresenta ao ISI-ER intenção de investimentos em energia no RN

10/02/22 | São Paulo

Reportagem publicada pela Federação das Indústrias do Estado do Rio Grande do Norte

As perspectivas foram apresentadas pelo representante da companhia no Brasil, Zheng Jianya, durante visita técnica ao HIT do SENAI-RN

A empresa chinesa China Railway Group Limited – CREC International, que está negociando investimentos na indústria de mineração do Rio Grande do Norte, anunciou nesta quinta-feira (10) a intenção de voltar o foco no estado também para o setor de energias renováveis.

As perspectivas foram apresentadas pelo representante da companhia no Brasil, Zheng Jianya, durante visita técnica ao Hub de Inovação e Tecnologia (HIT) do SENAI-RN, em Natal, complexo que reúne o Instituto SENAI de Inovação em Energias Renováveis (ISI-ER) e o Centro de Tecnologias do Gás e Energias Renováveis (CTGAS-ER).

“Temos grande interesse em entrar no mercado de energia do Rio Grande do Norte. O estado é referência no setor, é o primeiro onde buscamos oportunidades na área e essa visita é um começo, para buscarmos possibilidades de investimentos em parques eólicos e no setor fotovoltaico”, afirmou o engenheiro, apontando tecnologias de construção entre as frentes em que a empresa poderia atuar.

Com participação em projetos de infraestrutura no Brasil, a companhia estuda agora a possibilidade de investir na produção de tântalo no Rio Grande do Norte, um metal descrito pelo Ministério de Minas e Energias como raro e estratégico para a indústria eletrônica, por exemplo.

No setor de energia, a ideia inicial, frisou ele, seria investir em projetos mais maduros, já em andamento.

Pesquisa e Inovação

As possibilidades de negócios foram apresentadas durante visita aos laboratórios de energia eólica e solar do Instituto SENAI de Inovação em Energias Renováveis, cujo modelo de operação – “ligando a ciência e a tecnologia à indústria” – disse ele, “é essencial”. “Essas são duas áreas que se complementam, uma impulsiona a outra”.

Rodrigo Mello, diretor do ISI-ER, observou durante a visita que as condições naturais do Rio Grande do Norte e o ecossistema de pesquisa e inovação do estado focado em energias renováveis se destacam cada dia mais aos olhos do mundo e atraem investidores de diversos perfis da cadeia produtiva – em um movimento, frisou ele, que só tende a se expandir.

“Isso certamente vai crescer ainda mais com o offshore (a geração de energia em parques eólicos implantados no mar) e o que nós precisamos é manter e incrementar o caminho de tratar o assunto com seriedade, é buscar novos equipamentos e captar novos investimentos em outros elos na cadeia produtiva que ainda não temos”, analisou. “A convicção é de que o pequeno Rio Grande do Norte – que já lidera a produção de energia eólica em terra – será cada dia mais gigante nessa área”.

A visita incluiu a apresentação de detalhes sobre parcerias internacionais do ISI-ER e do CTGAS-ER, incluindo o projeto Verena, executado no Brasil em parceria com a Câmara de Indústria e Comércio de Trier da Alemanha – e que está gerando, entre outros frutos, o projeto do primeiro carro elétrico do RN. O veículo, um buggy da indústria potiguar Selvagem, chegou ao HIT esta semana para etapas práticas do desenvolvimento.

A visita incluiu a apresentação de detalhes sobre parcerias internacionais do ISI-ER e do CTGAS-ER, incluindo a que deu origem ao projeto de desenvolvimento em curso do primeiro carro elétrico do RN – o buggy Selvagem que aparece na imagem, que está sendo trabalhado por equipes do CTGAS-ER, do ISI-ER e da UFRN

Parcerias

A programação nesta quinta-feira foi acompanhada pelo presidente da Associação Sino-Brasileira de Mineração, Luiz Guimarães, o secretário da Associação no RN, Lucas Davalos, e o presidente do Sindicato da Indústria da Extração de Metais Básicos e de Minerais Não Metálicos do Estado do RN (SINDMINERAIS), Mário Tavares de Oliveira Cavalcanti Neto.

Foi a segunda passagem de representantes da Associação por instalações do SENAI-RN desde 2019, quando, junto com executivos de empresas chinesas, tratou de parcerias voltadas à indústria de mineração com o presidente do Sistema FIERN – que engloba o SENAI – Amaro Sales de Araújo .

“Essa visita agora é resultado do trabalho que iniciamos naquele ano, de prospecção de investimentos, focando na área técnica e científica”, disse o presidente, Luiz Guimarães. A Associação representa o Instituto de Geologia da China no Brasil e atua no estado em parceria com a Universidade Federal do Rio Grande do Norte.