Empresa do RN desenvolve caldeira elétrica movida a energia solar

16/08/22 | São Paulo

Reportagem publicada pelo Click Petróleo e Gás

A inovação é algo que está sempre ligado a novas tecnologias e investimentos, que fica restrito apenas a grandes corporações. Para provar o oposto, uma pequena empresa do RN mostrou que, com o apoio adequado, é possível traduzir, na prática, o que é inovação. Com foco em agilizar e expandir sua produção, o proprietário da Sabor de Coco , pequena fábrica de processamento de coco, criou uma caldeira elétrica movida a energia solar sob medida para gerar benefícios ao produto mais rápido e de forma sustentável.

Tecnologia da empresa do RN reduz gargalos na linha de produção

A caldeira elétrica foi desenvolvida em dimensões compatíveis com o porte de uma pequena indústria, aparelho que, até o momento, era inexistente no mercado. A principal vantagem é que a tecnologia criada pela empresa do RN é movida a energia solar

Os responsáveis pela inovação foram o engenheiro mecânico Delano Medeiros, o empresário Bruno Talarico Silva e o engenheiro de produção João Cardim, que, juntos, desenvolveram todo o projeto da caldeira elétrica.

A invenção tem como objetivo mitigar um dos gargalos da linha de produção ao automatizar a extração da amêndoa de coco seco, que ocorre com o aquecimento ou cozimento para separar a parte comestível da casca.

A caldeira elétrica foi criada para otimizar justamente o processamento do coco, que dentro da produção era o processo mais demorado e com maior risco de segurança, tendo em vista que o maquinário existente para essa etapa, normalmente é de grande porte, impossibilitando a operação em uma fábrica pequena.

Com o aumento da demanda e o projeto da nova caldeira elétrica movida a energia solar, Bruno decidiu, há dois anos, abrir uma nova divisão da empresa no RN, a Macnova Automação Industrial, que funciona como braço tecnológico do primeiro negócio.

Macnova recebe investimentos de R$ 240,6 mil

A proposta da nova divisão foi viabilizada com a seleção no edital do programa Centelha , que investe no setor de inovação com recursos da Financiadora de Estudos e Projetos (Finep) e do Sebrae no RN, desde 2019.

No total, os projetos da Macnova contaram com um apoio de R$ 240,6 mil para instalar as operações da nova empresa e, consequentemente, desenvolvendo a caldeira elétrica movida a energia solar. O projeto da Macnova compõe os preceitos para o financiamento dos dois programas, o Centelha e o Tecnova, onde os critérios para aprovação dos projetos inscritos na Chamada Pública passam por uma ideia inovadora que pode solucionar problemas em áreas como produtividade e sustentabilidade, por exemplo. E a caldeira elétrica dos empresários do RN atende a esses critérios.

Caldeira elétrica conta com 8 painéis solares

Com os recursos dos editais, foram instaladas as placas de energia solar fotovoltaicas precisas para a operacionalização da tecnologia e aplicados investimentos na parte da produção. A energia solar dos oito painéis solares está ligada à compensação da caldeira, entretanto, a empresa do RN já possui planos para investir em mais 10 placas solares, suficientes para a compensação de energia para toda a indústria. Também há um forno solar nas instalações para a desidratação do fruto, que realiza a finalização do coco desidratado.

Segundo engenheiro de produção João cardim, lembrando que a tecnologia termossolar utiliza a energia térmica indiretamente no forno, normalmente, o processo de um produto como este é feito em um forno elétrico, e tanto o forno solar quanto a estufa, faz com que a dependência do forno elétrico seja menor. Além de ser muito sustentável por não gerar carbono para a atmosfera e dispensar o uso de gás, que deixa o valor de produção ainda mais alto.