Empresa implanta usina de energia solar para alimentar data centers na Paraíba

30/03/22 | São Paulo

Reportagem publicada pelo Teletime

A empresa de data center HostDime construirá uma usina de energia solar fotovoltaica na zona rural do município de Pilar (PB), localizada a 55 km da capital, João Pessoa. Segundo a companhia, este projeto pretende atender a demanda atual do data center e mais 29% da expansão esperada para 2022 e vai resultar em uma economia de aproximadamente R$ 800 mil já no final do primeiro ano de implantação.

Nessa primeira fase de construção foram utilizados 12 mil m² para a instalação de 2.002 módulos fotovoltaicos de 540 Wp. O investimento inicial para essa instalação é de R$ 5,5 milhões e a geração de energia atende a 129,46% do consumo atual da empresa. A área adquirida para o projeto é superior a 5 hectares.

A HostDime adotou a tecnologia MLPE (Module Level Power Eletronics, que traduzido pode ser definido como Eletrônica de Potência à Nível de Módulo). Essa tecnologia oferece uma série de benefícios importantes, incluindo o aumento do rendimento de energia devido à tolerância ao sombreamento e eliminação do mismatch, bem como maior confiabilidade e flexibilidade de projeto da instalação fotovoltaica.

No primeiro momento, a usina terá potência instalada de 1.081,08 kWp, com geração prevista de 122.500 kWh médio por mês. Segundo dados do Laboratório de Eficiência Energética em Edificações, isso é equivalente ao consumo mensal de mais de 800 residências brasileiras.

“Um data center é um grande consumidor de energia. Conseguir converter 100% desse consumo por uma fonte limpa e renovável é motivo de alívio para a organização, pois é tecnologia aliada à sustentabilidade. Todos os nossos data centers próprios seguirão este padrão como meio de contribuir para um mundo mais consciente de suas responsabilidades”, afirma Filipe Mendes, CEO da HostDime.