Empresa instala 464 painéis de energia solar para abastecer até empilhadeiras

02/03/21 | São Paulo

Gaúcha ZH

Fornecedora de matéria-prima para cerveja artesanal, ela precisa manter os produtos refrigerados, o que faz a conta de luz disparar

Fornecedora de matéria-prima para fabricar cerveja artesanal, a WE Consultoria instalou 464 painéis para geração de energia solar. A estrutura foi colocada nos três pavilhões, que ficam em Porto Alegre, e atenderá toda demanda de energia elétrica da empresa. Para instalar o sistema fotovoltaico, foi contratada a empresa Elysia, que também tem sede na Capital.

Pelo projeto, o sistema vai gerar uma economia de cerca de R$ 120 mil no primeiro ano. O retorno do investimento está previsto para ocorrer em três anos. No aspecto ambiental, a WE deixará de emitir 143 toneladas anuais de gás carbônico na atmosfera.

A WE destaca a intenção de se proteger dos aumentos na tarifa de energia elétrica. Conforme a coluna noticiou, o reajuste das tarifas elétricas neste ano devem subir o triplo da inflação. Porém, é importante também ficar de olho na polêmica sobre a "taxação do sol". Entenda aqui: Qual a chance de se "taxar o sol" no Brasil

Conta de luz alta

A conta de energia elétrica sempre apareceu como um dos gastos mais pesados no custo operacional da WE. Isso porque a empresa trabalha com a distribuição de matéria-prima importada e os insumos precisam ficar refrigerados. Leandro Emmel, sócio-proprietário da WE, continuará apostando em equipamentos que usem a energia limpa.

— Eliminaremos empilhadeiras a gás e investiremos nos veículos movidos a bateria, que poderão ser recarregadas com a energia solar — conta.

Ele também espera, em breve, poder usar veículos elétricos para fazer algumas entregas próximas.